sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aniversário da República Italiana mobiliza descendentes no Brasil

Ítalo-descendentes comemoram no Brasil os 63 anos da República Italiana
Foto: Le Frecce Tricolori/www.flickr.com

As celebrações da Festa da República Italiana, que comemora, no dia 2 de junho, o referendo constitucional de 1946 pelo qual os cidadãos italianos foram chamados a decidir a forma de governo que queriam para o seu país, estão mobilizando a comunidade ítalo-brasileira, nas principais capitais do Brasil.

Em Brasília, nesta data, terça-feira, a partir das 19h30min, será realizada a Festa oficial da República Italiana, promovida pela Embaixada da Itália, que costuma reunir mais mil convidados, e tem a presença de diversas autoridades do Brasil e da Itália.

Em Porto Alegre, o Consulado Geral da Itália promove o seu tradicional evento alusivo à data, recepção que será realizada no dia 3 de junho, quarta-feira, às 19h30min, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, no dia 4, o Consulado Geral da Itália realiza uma recepção para convidados. No dia 7, a partir das 10h, com o apoio do Comites de São Paulo, acontece missa em italiano na Igreja Nossa Senhora da Paz (Rua Glicério, 225 – Liberdade), que terá início com a execução dos Hinos Italiano e Brasileiro pela Banda da Polícia Militar, com distribuição de brindes e lanches. Informações (11) 3287.3517 e 3141.2890.

Em Belo Horizonte, no dia 31 de maio, domingo, será promovida a “Festa da Itália”. Serão mais de 60 barracas, dispostas ao longo da avenida Getúlio Vargas - entre a rua Tomé de Souza e a Rio Grande do Norte -, onde, das 13h às 22h, o público poderá desfrutar da gastronomia italiana, além de espetáculos de música e dança que terá a participação das associações regionais e culturais italianas mineiras. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

No Rio de Janeiro, os 63 anos da República italiana estão sendo comemorados desde o dia 29 de maio, pela iniciativa conjunta do Istituto Italiano di Cultura e o Consulado Geral da Itália. Uma série de manifestações culturais prossegue até o dia 18 de junho. No dia 2 de junho, no Cine Odeon, serão apresentados três curtas-metragens e, na seqüência, o violonista brasileiro Guinga e o clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi, interpretam "Pinocchio’’ (1914), de Giulio Antamoro, e o repertório de "Graffiando o Vento’’, disco lançado na Itália em 2004 com músicas de Guinga. A tradicional Festa Italiana será realizada entre 5 e 7 de junho, pela primeira vez o Forte de Copacabana. Stands promocionais de produtos italianos bem como festival gastronômico são algumas das atrações do evento.

Em Recife, no dia 2 de junho, será realizada a Giornata Porte Aperte, evento promovido pelo Consulado Geral da Itália e o Comites Recife , com o patrocínio do Patronato Inas, na Casa D’Italia di Recife (Rua Fernandes Vieira, 73 ), a partir das 10h. O público terá acesso a quiosques de informações, apresentação do “Coro dei Bambini di Vicência”, projeção de filmes e documentários, gastronomia italiana, encontro literário organizado no âmbito do projeto “Promozione Arte Giovani Italia/Brasile”, coordenado pelo Consulado e a escola Dante Alighieri. Também fazem parte da programação, shows de danças regionais da Itália, recitais e a “Festa da Ballo”, com música ao vivo com os Italiani di Joao Pessoa, lasanha e vinho. Informações: (81) 3465.9868 e 3327.0313.

A Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de São José do Rio Preto, São Paulo, abre oficialmente, no dia 31, a XIV Semana italiana – 2009, com a celebração, às 10h, da Santa Missa na Basílica Menor Nossa Sra. Da Aparecida – Boa Vista. Do dia 1º ao dia 6 de junho, serão realizados vários eventos, que irão se encerrar com o jantar por adesão “Cena della Repubblica”, com cardápio especial da região da Umbria. Informações: (11) 4584.0734 das 8h30 às 17h30.

O Instituto Michelangelo, a Colônia Italiana de Mato Grosso e o Vice Consulado Honorário da Itália comemoram a Repubblica Italiana, no dia 2 de junho, com uma missa, às 19h, que será celebrada na Paróquia São Gonçalo do Porto (Avenida 15 de Novembro – Porto) e, às 20h, com a Festa della Repubblica Italiana no Hotel Fazenda Mato Grosso, com exposições, homenagem aos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial na Itália, e danças e músicas italianas apresentadas pelos alunos do Instituto Michelangelo. Além disso, ocorre a apresentação do livro Cidadania Itália, pelo autor Dr. Estevam Del Nero; lançamento do site da Colônia Italiana de Mato Grosso, e o Jantar Dançante. Informações e reservas de convites: (65) 3321.5446.

A Associação Italiana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, iniciou as festividades no último dia 27, com curso de culinária italiana promovida pelo chef Francesco Rosito, que prossegue até o dia 30. No dia 2 de junho, será realizada a Cerata del Cinema, às 20h, na sede da entidade (Rua do Acampamento, 255); nos dias 5 e 6, curso de vinhos e espumantes e, no dia 7, às 11h30min, missa e almoço italiano na Associação dos ex-alunos Maristas. Informações: (55) 3221-4928.


Nenhum comentário: