terça-feira, 26 de maio de 2009

Frei Betto dá palestra em Bolzano

O escritor e religioso brasileiro Frei Betto está hoje , em Bolzano, na região italiana de Trentino-Alto Ádige, onde participará de uma série de eventos organizados pelo Centro para a Paz do município.

Frei Betto vai participar de um encontro público na aula magna da Universidade Livre, às 18h locais (13h no horário de Brasília), e será recebido pelo prefeito, Luigi Spagnoli, e pelos governadores da região, Luis Durnwalder e Lorenzo Dellai. O religioso brasileiro será acompanhado na visita pelo jornalista Maurizio Chierici, que já foi correspondente do jornal Corriere della Sera para a América Latina.

Preso e torturado durante a ditadura militar, Frei Betto é considerado hoje como uma das vozes mais importantes vinculadas aos movimentos sociais brasileiros. Em livros como "Batismo de Sangue" e "Dos subterrâneos da história", Betto narrou o período da ditadura e a repressão praticada pelo regime militar brasileiro. O Centro para a Paz é uma iniciativa do município de Bolzano que visa favorecer o desenvolvimento da cultura da paz, dos direitos humanos e da não-violência na região.


Da Ansa

Um comentário:

Clei Vieira disse...

Frei Betto e o fotógrafo mineiro Sebastião \salgado. O primeiro em Bolzano e o segundo no Amapá. Ambos abordam temas sociais brasileiros. Sebastião Salgado combina rara sensibilidade artística com aguda consciência social através de suas lentes e Frei Betto leva a voz do povo brasileiro sofrido, como ele mesmo preso e torturado na ditadura, leva a voz mas com serenidade. Essas duas pessoas mostrando a indesmemorável dor através de uma palestra e de uma vernissage! Clei Vieira / Amapá -Amazônia, feliz por ser brasileira e ter Frei Betto aí com voces e ser amapaense e estar feliz por prestigiar Sebastião Salgado!