sábado, 27 de junho de 2009

Começa o Festival Folclórico de Parintins


Os bois Garantido e Caprichoso (de azul) (Foto: Glauco Araújo/G1)


Cerca de 70 mil turistas são esperados no Amazonas, a partir desta sexta-feira (26), para acompanhar o 44º Festival Folclórico de Parintins, que vai até domingo (28). Na Arena dos Bois, os adversários são o Garantido e o Caprichoso. O resultado será divulgado na segunda-feira (29).

O bumbódromo, apelido popular dado para a arena, tem capacidade para 35 mil pessoas e é dividida em duas alas, a vermelha, para quem torce para o Garantido, e a azul, para quem torce para o Caprichoso.

A rivalidade entre os bois, inspirados no bumba-meu-boi de São Luís, cresceu a cada ano e passou a ser disputado de maneira mais organizada, sobre um tablado. Em 1988, o atual bumbódromo ganhou corpo e hoje é palco para o Garantido e Caprichoso mostrarem suas forças. O local passou por reforma para ampliação da área de passagem das alegorias.

Muita tecnologia hoje usada nos carros alegóricos que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Anhembi, em São Paulo, é importada do Amazonas. A forma de apresentação também difere muito dos carnavais do país. Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam como se estivessem em uma ópera ao ar livre. O repertório de cada um tem pelo menos 20 músicas oficiais, o que não impede a agremiação de puxar sucessos do passado.

Avaliação

Encenações sobre lendas amazônicas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos dão o tom do espetáculo. No total, os dois bois realizam 15 horas de apresentações durante os três dias de festival. Por noite, cada um deles é avaliado em 21 quesitos e por nove jurados. O Boi Garantido tem como tema "Emoção" e o Caprichoso, "Onde o verde encontra o azul", numa alusão à junção da floresta com o boi azul.

G1 com informações do Portal Amazônia

Nenhum comentário: