terça-feira, 30 de junho de 2009

Mineiros de Emilia-Romagna no Brasil: uma história que começa a ser resgatada

Associação Emiliano-Romagnoli de Minas Gerais desencadeia pesquisa pra resgatar a história dos mineiros da região que foram trabalhar em Mariana.


A associação dos Emiliano-Romagnoli de Minas Gerais (ARE / MG) e a Associação cultural Italo Brasileiro Minas Gerais (ACIBRA / MG) estão convidando os seus membros e todos os ítalo- descendentes de Belo Horizonte para participar do projeto “Da Formignano a Passagem de Mariana”, uma pesquisa sobre a emigração de mineiros romagnoli e suas famílias nas minas de ouro do Estado. A reunião terá lugarno dia 3 julho, às 20h, na Casa Amarela, rua Pernambuco, 712, no bairro Savassi, em Belo Horizonte.

A programação inclui, além da apresentação do projeto, uma conferência do professor Ruy Machado Magnani e a proje ção de um filme produzido pela Montedison ,em 1925, na mineração romagnoli.

A Associação de Emilia-Romagnoli já iniciou uma pesquisa sobre os mineiros de Cesenate, que emigraram para o Estado de Minas Gerais entre os anos de 1894 e 1896. Naquela época havia uma crise de enxofre, que causou a demissão de centenas de mineiros que trabalhavam na Società delle Miniere Sulfuree de Emilia Romagna. Os emigrantes que partiram de Cesena, com destino desconhecido, foram cerca de 700, das quais uma parte se encaminhou para a Mina da Passagem, na cidade de Mariana. Suas histórias ainda não são muito conhecidas, muitas famílias foram divididas e dispersas, sem deixar vestígios.

Para chamar a atenção sobre o assunto, o Professor Ruy Machado Magnani, neto de Leopoldo Magnani, um imigrante mineiro, publicou um artigo intitulado "A história da mineração e emigrantes Romagnoli ", na publicação "La Voce di Romagna", em 2007.

A iniciativa da AER /MG conta com a colaboração da Associação Ítalo-brasileira de Minas Gerais, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, d a Faculdade de Artes e do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, do município de Mariana, e do jornal O Tempo, da Sociedade para a Investigação da história da mineração Romagnoli, do município de Cesena e da Consulta Emiliano-Romagnoli no mundo.

Os primeiros resultados da investigação serão apresentado em outubro, em Belo Horizonte, no V Seminário sobre Migração italiana em Minas Gerais.
Revista Eletrônica Oriundi

2 comentários:

Adolfo disse...

Muito valido o blog, sou descedente de italianos da Emilia Romagna, e gostaria de contato com voces.

Leila Ossola disse...

Olá Adolfo que bom que gostou do blog, pode entrar em contato conosco pelo email do blog blogdoaleitalia@gmail.com ou pelo meu email leila.ossola@gmail.com Abraços.