terça-feira, 28 de julho de 2009

Evento luso oferece 'viagem medieval' a 500 mil pessoas

Porto, 28 jul (Lusa) - Cerca de meio milhão de pessoas deverão participar da 8ª Viagem Medieval, que começa na quinta-feira em Santa Maria da Feira, norte de Portugal. O tema deste ano é o reinado de D. Afonso 4º, o que levará os visitantes até o século 14."Todos estão enquadrados na época histórica escolhida como tema em cada ano, pelo que são sempre totalmente diversos", explicou Paulo Pais, administrador da empresa municipal Feira Viva, que tem a seu cargo a animação cultural do distrito, entidade que produz este evento.

Durante os 12 dias do evento serão apresentadas outras 10 performances novas, cada uma delas dedicada a uma época específica do reinado de D. Afonso 4º, que teve um governo atribulado, já que esteve em guerra com os seus irmãos e sua mãe, a Rainha D. Isabel. "Mais conteúdo histórico e mais espetáculo são os objetivos principais da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria este ano", afirmou Pais. Ele destacou várias áreas novas, sobretudo a "Mouraria", que durante séculos foi uma realidade em grande parte das cidades e vilas portuguesas e que até agora não tinha sido contemplada no evento.O âmbito físico da Viagem Medieval também se modificou, alargando-se este ano à Rua dos Descobrimentos e ao Mercado Municipal da Feira (onde vai ficar a "Mouraria"), o que aumentou a superfície ocupada para 33 hectares.

O Assalto ao Arraial é um espetáculo novo que vai ser apresentado todos os dias com 60 atores e figurantes.Entre as novidades, está também o espaço dos Arautos Celestes, dedicado à astronomia medieval, que resulta de uma parceria com a Fundação Navegar, que gere o Centro Multimeios de Espinho e o seu planetário.


Sombras do Castelo é outro evento novo, que envolve uma visita noturna ao Castelo da Feira, que se revelará aos visitantes como lugar mal assombrado. O programa de animação diurno inclui "Os dias da Viagem", o formato em cada dia da animação no Castelo da Feira, onde, a cada 20 minutos será apresentada uma rápida viagem pelos dez espetáculos-âncora da feira.Pais afirmou que a iniciativa envolve um orçamento de 750 mil euros, dos quais cerca de 550 mil são cobertos por patrocínios, aluguel de espaços comerciais e bilheteira, já que, embora a circulação seja livre em todo o espaço ocupado pela iniciativa, há alguns espetáculos que são pagos.
Por isso a Viagem Medieval custa à prefeitura local cerca de cerca de 200 mil euros, num evento que cuja realização envolve diariamente 1.100 pessoas, entre elementos da organização, atores (mais de 400), mercadores (40) e mais de uma centena de artesãos, figurantes e colaboradores em regime de voluntariado.

Nenhum comentário: