sexta-feira, 31 de julho de 2009

II Congresso Catarinense de Genealogia - Release I


Prezados Senhores,

Encaminhamos release de palestra a ser proferida durante o II Congresso Catarinense de Genealogia, promovido pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina:

Trezentões de Santa Catarina, Etnicidade, Identidade Nacional e Construção Estatal

Ministrante: Professor Ricardo Costa de Oliveira – PR.

Data e Local: 12/09/2009, às 08hs30min, Auditório Pe. Eduardo Michelis, Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, Florianópolis/SC.

No ensejo do IV Centenário de São Paulo surgiu a expressão e o discurso identitário de “Quatrocentão”. Os “Quatrocentões” eram as famílias paulistas descendentes dos fundadores e povoadores de Piratininga. No Rio de Janeiro, logo depois, também foi comemorado IV Centenário da fundação, com a participação das famílias consideradas como descendentes dos primeiros povoadores.

Em Santa Catarina, temos as três vilas mais antigas fundadas no litoral (São Francisco do Sul, Desterro, Laguna) e a criação da Capitania, em 1738. Todas as famílias antigas, que genealogicamente documentem a sua presença na região na virada dos séculos XVII para o XVIII podem ser consideradas como os “Trezentões” de Santa Catarina. Os “Trezentões” de Santa Catarina também são “Quatrocentões” paulistas (agora, no século XXI, Quinhentões), dadas as conexões variadas com a Genealogia Paulistana. Essas famílias, com nomes há trezentos anos no território catarinense, e suas parentelas têm uma etnicidade específica, uma identidade nacional brasileira própria e uma inserção no processo de construção estatal no Brasil Meridional bastante distinta e especial.

A grande maioria dos “Trezentões” catarinenses descende dos primeiros colonizadores portugueses, podendo contar com certa mistura com grupos indígenas e africanos no período colonial, mais misturas variadas com grupos imigrantes alemães, italianos, poloneses e outros no final do século XIX e no século XX. Os “Trezentões” catarinenses apresentam o caráter universalista da formação da etnia e da cultura brasileira no Sul do Brasil.

Sobre o palestrante: Ricardo Costa de Oliveira, Professor de Sociologia Política da Universidade Federal do Paraná; Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Coordenador do "Projeto Brasil" da Family Tree DNA, Representante da International Society of Genetic Genealogy – ISOGG na América do Sul, Sócio Fundador do Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC.

As inscrições para o Congresso já estão abertas!
Contamos com sua participação!

Visite o site do evento: www.ingesc.org.br

Contatos:contato@ingesc.org.br

Saudações, em nome da Comissão Organizadora,

Maria Salete da Silva Finardi

Nenhum comentário: