quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imigrantes do Espirito Santo


Atualizamos os dados com a inserção de outros 1.715 imigrantes com 34 novas nacionalidades. Esses novos registros referem-se aos estrangeiros cadastrados nos Prontuários da Polícia Civil cujo acervo foi recentemente recolhido pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. A maioria é de imigrantes que entraram no início do Século XX.

Os prontuários trazem diversos dados pessoais dos imigrantes, na maioria dos casos com as respectivas fotografias. Porém, não informam a data de entrada dos indivíduos no Espírito Santo. Neste caso a data base é aquela constante na produção do documento. Para muitos prontuários, os imigrantes já constavam na base de dados e deste modo as informações foram acrescidas, complementando assim os registros já existentes. O documento é pessoal e não informa a relação dos membros da família que imigraram. Deste modo, necessita-se de documentos dos navios ou passaportes para a complementação desses dados.

Desta vez, os destaques são para os libaneses com 249 novos registros e os sírios com 42 novos imigrantes. Além destes, incluem-se outros 401 portugueses, 331 italianos, 163 alemães, 152 norte-americanos, 80 espanhóis e 56 poloneses.

Para as novas nacionalidades os destaques são para os 12 imigrantes da ilha de Barbados, no Caribe, descendentes de escravos africanos, e 10 japoneses.

Veja abaixo a lista completa incluindo-se as novas inserções:



Colaboração Shirley Folchi Ferreira - SP

Nenhum comentário: