quinta-feira, 26 de novembro de 2009

5ª Semana Pirelli de cinema italiano

Programação na FAAP conta com presença e exibição das principais obras de Giuseppe Tornatore e Bruno Bozzetto

A cidade de São Paulo se prepara para receber a 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano - principal evento da sétima arte italiana no Brasil - e a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) mais uma vez integra a programação com exibição de filmes, workshops e debates. O consagrado festival, realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura com o patrocínio da Pirelli, traz as melhores obras cinematográficas realizadas nos últimos dois anos na Itália.

Nomes importantes do cinema italiano desembarcam no Brasil para apresentação de suas obras, como Bruno Bozzetto, um dos grandes nomes do cartunismo mundial, foi o primeiro a realizar um longa em animação, “West and Soda” e produzir o consagrado “Allegro non Troppo”, 1976, uma resposta humorística italiana à animação “Fantasia” de Walt Disney. Com essa obra, o artística se torna ícone , pois além de animar peças musicais, acrescenta uma mordaz crítica social em cada quadro e alia o desenho animado à música clássica.. Seu trabalho no filme “Gafanhotos” rendeu uma indicação ao Oscar, em 1991. Um ano antes, em 1990, foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Sempre sensível a evolução estética da animação, do academicismo de Walt Disney ao experimentalismo inovador de Norman McLarem passando pela revolução visual proposta pela UPA, e aos avanços técnicos que modernizaram o processo de produção, principalmente com a utilização de computadores e softwares específicos para animação, criou filmes utilizando estas novas ferramentas como: “Europa e Itália”, “Yes / No” entre outros se mantendo fiel ao seu estilo narrativo claro, simples e contundente.
Confira a programação completa no site http://www.cinemaitaliano.com.br./

Os workshops são gratuitos a todos os associados da Câmara e ao público da FAAP.

Imprescindível se inscrever pelo email: com.cinema@faap.br

Colocar no assunto: ENCONTRO COM BRUNO BOZZETTO ASSOCIADO CÂMARA ITALIANA

E no corpo do email: nome completo, RG, telefone e empresa.

As vagas são limitadas e será mantida a ordem de inscrição.

Local: FAAP, Rua Alagoas 903 – Pacaembu – São Paulo - SP


A Câmara Ítalo--Brasileira e a Pirelli trazem ao Brasil Giuseppe Tornatore, diretor do inesquecível "Cinema Paradiso" e hoje volta a ser indicado ao Oscar com a obra "Baaria".


Giuseppe Tornatore

 
Realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, o Festival promete ser uma verdadeira aula de arte e cultura italiana

Giuseppe Tornatore, um dos grandes nomes do cinema mundial, é presença confirmada na delegação italiana da 5º Semana Pirelli de Cinema Italiano, que começa em São Paulo na última semana de novembro e trará ao Brasil as melhores e mais recentes obras cinematográficas italianas realizadas nos últimos dois anos.

A produção mais recente de Tornatore, o longa "Baarìa - La Porta del Vento", é o candidato italiano a concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Com um orçamento de 25 milhões de euros, “Baarìa” é considerado uma das obras mais caras do cinema da Itália e foi o primeiro filme italiano a abrir o Festival de Cinema Internacional de Veneza nas últimas duas décadas. Com Monica Bellucci, Raoul Bova entre outros grandes nomes no elenco, abra a Semana de Cinema Italiano com destaques para a 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano e a Mostra do Festival de Veneza.

Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro pela sua inesquecível obra-prima, Nuovo Cinema Paradiso (1988), Giuseppe Tornatore é um dos mais renomados cineastas italianos. Sua filmografia será exibida durante o festival, no HSBC Belas Artes, em uma retrospectiva emocionante da carreira do diretor que, durante sua estadia no Brasil, participará de workshops e seminários de formação para alunos e convidados da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

A delegação italiana da 5º Semana Pirelli de Cinema Italiano, realizada pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAM, também trará nomes como Bruno Bozzetto, um dos mais respeitados cartunistas do mundo; a protagonista de Baarìa, a atriz Margareth Madè e a uma das mais belas e talentosas atrizes italianas, Maria Grazia Cucinotta.
 

Nenhum comentário: