21 de dezembro é o dia do solstício de dezembro, quando começa o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério sul e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério norte.
O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.
O Verão do hemisferio norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do hemisfério norte, que acontece cerca de 21 de junho e finda com o equinócio de outono, nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do hemisfério sul, que acontece cerca de 21 de dezembro e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março, nesse mesmo hemisfério.
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco — palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.
Em 21 de dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre, o Hemisfério Sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste Hemisfério, conseqüentemente o início do inverno no Hemisfério Norte.
Tem início com o solstício de verão (cerca de 21 de junho no Hemisfério Norte e de 21 de dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de outono (que tem lugar em cerca de 23 de setembro no Hemisfério Norte e a 21 de março no Hemisfério Sul). Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente o verão é também o período do ano reservado às férias.
Um dia de verão
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.
No verão chove mais que nas outras estações, pois quanto mais quente a cidade, mais água irá evaporar, sendo então dezembro, janeiro e fevereiro, os meses mais chuvosos no Sul; e junho, julho e agosto no Norte. Porém, San Francisco é uma exceção, o verão e o inverno não possuem grandes diferenças na temperatura (17°C no verão e 10°C no inverno). No inverno chove mais porque o ar frio traz nuvens carregadas.
21 de dezembro de 2009 - Início do verão no Brasil
De acordo com o U.S. Naval Observatory, o observatório naval dos Estados Unidos, um dos centros de astronomia mais respeitados do mundo, o verão de 2009 no hemisfério sul – e, obviamente, no Brasil – começa no dia 21 de dezembro, às 14h47.
Newgrange
Newgrange, situado ao norte de Dublin na Irlanda, é um monumento conhecido pelos arqueólogos como sendo uma passagem-sepultura ou passagem-túmulo. Segundo pesquisas arqueológicas, foi construído em torno de 3.500 anos antes de Cristo sendo um lugar tão misterioso quanto Stonehenge na Inglaterra e mais antigo que as Pirâmides do Egito.
Uma das três entradas desta tumba em Bru de Boinne,data de 5.000 anos atrás. Ela está posicionada de tal forma, que durante o solstício de inverno na região, em 21 de dezembro, um raio de luz penetra pela passagem iluminando toda a câmara. Seu teto tem a forma espiralada. Logo na entrada, o visitante se depara com uma pedra onde repete-se o desenho em espiral. Ninguém sabe o que esse desenho significava para seu criador ou mesmo porque ou para quem este túmulo foi construído e o mais intrigante, é como ele se encontra cuidadosamente alinhado com o solstício de inverno.
Durante as escavações, foram encontrados alguns artefatos curiosos no local como um falo de pedra e uma cunha de ferro bem como moedas romanas, achados estes que despertam o interesse de arqueólogos fazendo-os remontar às histórias contadas como parte da mitologia celta e invasões romanas na Inglaterra e Irlanda durante o período céltico.
Segundo a mitologia, um governante irlandês conhecido como Tuatha Dé Danann, teria construído Newgrange como um túmulo para seu superiori , Dagda Mór, e seus três filhos. Newgrange também é conhecido como lugar onde o herói místico Cúchulainn foi concebido por sua mãe Dechtine, enquanto esta dormia. Seu pai teria sido o deus celta Lugh.
Sua abóboda foi descoberta em 1963 durante escavações arqueológicas. Em 1967, descobriu-se o fenômeno que ocorre no em 21 de dezembro por ocasião do solstício de inverno. Em 1969, o professor MJ O’Kelly observou que às 9:58 horas da manhã (hora local), um raio de luz penetrava nessa câmara através de uma estreita passagem e iluminava o chão. A luz solar então iluminava toda a câmara. Às 10:04 horas (hora local), a luz se tornava um estreito feixe e às 10:15 horas, a luz desaparecia. A luz solar também aparece na câmara durante uma semana antes e depois do solstício de inverno porém não chega a iluminar a câmara de forma tão brilhante quanto no dia 21 de dezembro.
(Detalhe da luz solar penetrando em seu interior)
Em 1993, Newgrange foi considerado patrimônio histórico pela UNESCO por causa de seu legado cultural e hoje, é um monumento muito visitado por turistas e estudiosos em astronomia e arqueologia.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/
http://refletindo-ideias.blogspot.com/
http://arqueoastronomy.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário