Farroupilha, berço da imigração italiana no RS, será sede do complexo turístico Nova Itália, que visa ser uma das grandes referências em espaço de lazer ligado à cultura italiana no Brasil
A localidade de Nova Milano, quarto distrito de Farroupilha, berço da imigração italiana No Rio Grande do Sul, prepara o complexo turístico Nova Itália, que promete ser uma das grandes referências em espaço de lazer ligada à cultura italiana no Brasil.
O empreendimento será executado pela empresa paulista Indiana Mystery Criações Temáticas, envolvendo apenas recursos da iniciativa privada. O projeto foi apresentado no início desta semana, no auditório do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha.
Segundo o diretor da empresa, Juan Espeche, o projeto compreende cinco etapas de implantação, sendo dois anos de execução para cada uma. A previsão é deque, após a liberação do projeto junto à prefeitura, as obras tenham início em seis meses e sejam concluídas em um ano e meio.
Instalado na RS 122, junto ao Parque Centenário da Imigração Italiana, o complexo turístico contará com atrações de lazer, entretenimento, cultura, gastronomia, comércio e uma infraestrutura completa de um grande centro de turismo.
O prefeito Ademir Baretta ressalta que este projeto insere Farroupilha no roteiro turístico nacional e que será um marco de crescimento para o município. “É um projeto altamente profissional, bem planejado e sabemos que não há mágica para executá-lo, há sim muito trabalho”, enfatizou Baretta.
Lembrando ainda os 75 anos de emancipação política de Farroupilha, o prefeito apontou que o momento é histórico e que conta com a população para ser a multiplicadora e apoiadora desta idéia, “podendo assim alavancar o turismo de Farroupilha”.
Juan Espeche destacou que em seus 22 anos de atuação junto à área de entretenimento e em 15 anos de sua empresa não houve outra situação de apoio e de empenho total do governo municipal como em Farroupilha. Sua empresa é responsável por mais de 50 atrações temáticas no mundo e já recebeu importantes prêmios na área, inclusive reconhecimentos internacionais.
O projeto também recebeu manifestações de apoio da comunidade de Nova Milano. Fernando Menti, presidente da Associação de Moradores da localidade afirmou que Nova Milano está de acordo com a instalação do parque e que aguarda com ansiedade a sua inauguração. Menti lembrou ainda que os moradores acreditam na execução do projeto e sabem o quanto trará de desenvolvimento e visibilidade ao município.
A representante do governo de Latina - Itália, cidade-gêmea de Farroupilha, a vereadora e responsável pelos Gemellaggi, Marilena Sovrani, afirmou que o projeto é importante, ambicioso e inovador, “o que trará ao município crescimento e reconhecimento em todo o mundo”.
Marilena destacou que Farroupilha ganhará muito do ponto de vista social, cultural e econômico e que será o cartão-postal do município. Outro aspecto apontado por Marilena é que o parque trabalhará com a fantasia, entretenimento, descontração, sonho e que a mesma história poderá ser comprovada a poucos metros, na localidade de Nova Milano, que é a saga da imigração, sendo este o local onde se instalaram as primeiras famílias, em 1875.
A apresentação do projeto contou com a participação também do vice-prefeito, Fabiano Feltrin, secretários municipais, imprensa, moradores da comunidade de Nova Milano, representantes de entidades, secretário municipal de Turismo de Gramado, Gilberto Tomazini, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Claudio Petracek e comunidade em geral.
O empreendimento irá gerar 500 empregos diretos e indiretos, além de aumento da receita municipal com a circulação de turistas. A primeira etapa do projeto está orçada em R$15 milhões e o total em R$40 milhões.
Saiba mais sobre o Complexo Turístico Nova Itália:
O conceito principal do empreendimento é Itália – Brasil – Farroupilha. Com fachada de um coliseu romano – obra de importante relevância na arquitetura mundial – tendo ao lado o Arco de Constantino que será a entrada para o estacionamento.
O parque será dividido em quatro áreas temáticas: imigração italiana no Brasil, história e cultura italiana, homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio e serra encantada.
A imigração italiana será demonstrada com criação de um filme em 4D que reproduzirá uma viagem de navio de 1875, o vivido pelos imigrantes durante 45 dias antes de chegarem ao país. Este cinema representará tormentas, tempestades, reprodução de movimentos onde o visitante irá interagir e ter todas as sensações da viagem sendo realizada. Esta primeira instalação será num prédio com 600 metros quadrados.
A área da cultura representará o importante capítulo “O espírito de Ptolomeu” contando a história da aliança entre Cleópatra e Júlio César para execução de Ptolomeu, irmão de Cleópatra.
O espaço dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio terá show de águas dançantes, com música e iluminação. A santa será reproduzida com estátua de oito metros de altura e o show terá duração de 10 minutos.
Haverá ainda réplica da Basílica Nossa Senhora de Caravaggio, da Itália, e a produção de um filme exclusivo, com efeitos especiais, que contará a história da aparição da santa a uma camponesa, Joaneta, e a realização do milagre. A santa deixará ainda uma mensagem de consciência quanto aos cuidados com o planeta e a preservação ambiental. Também um Dark-Rider, mais conhecido como trem-fantasma, onde o visitante fará um passeio pela “Serra encantada” conhecendo a história completa da região até a chegada da industrialização. Para este passeio será desenvolvido um trem, como uma maria-fumaça, para percorrer o espaço. Centros culturais, de eventos, de exposição, lanchonetes temáticas também integrarão o complexo que contará com um restaurante principal instalado em predio com fachada de uma antiga casa da arquitetura típica dos imigrantes italianos. Para contrastar com esta rusticidade, o restaurante será dotado da mais alta tecnologia no setor e servirá pratos típicos de regiões da Itália, podendo o cliente acessar uma tela na mesa e por meio de um mapa da Itália conhecer a culinária das localidades e fazer seu pedido.
Uma Torre de Pisa abrigará uma pizzaria temática. Uma construção em formato de navio com 400 metros quadrados e oito metros de altura exibirá peças da imigração italiana. O complexo terá ainda réplica da Piazza Itália, Piazza di San Marco, de Veneza, passeio de gôndola, reprodução da Fontana di Trevi, área de recreação para crianças de até 10 anos, além de comercialização de queijos, vinhos, chocolate e produtos típicos. O parque terá o primeiro centro de convenções de Farroupilha. Terá ainda entrada exclusiva para os serviços de manutenção e operações e espaço para hospedar até 48 artistas.
O monumento centenário da Imigração Italiana que encontra-se no local será revitalizado e mantido à frente do parque, com destaque.
Toda a sinalização do complexo será em português e italiano, haverá área exclusiva para estacionamento, carrinhos para as crianças, adaptação para acesso de pessoas com deficiência, sala de imprensa, sala para receber grupos. O público alvo do projeto é atrair famílias, visitantes com as mais diversas idades, desde crianças até idosos.
Como identidade visual a empresa adotou o termo "festejar", trabalhando ainda os conceitos de educação, cultura, diversão e entretenimento.
A parte de arquitetura será executada pela Arktematica Arquitetura e Consultoria Ltda que já desenvolveu trabalhos em diversos parques de entretenimento. Há ainda o envolvimento de profissionais de história e de história da religião na montagem dos espaços, como professores da PUC de São Paulo.
O parque contará com área de expansão de 3.600 metros quadrados para futuras implementações. No projeto consta ainda construção de um hotel dentro das instalações do parque.
A empresa tem como projeção mínima receber, no primeiro ano, 397 mil visitantes e como projeção otimista atingir 584.700.
O parque terá capacidade para receber, simultaneamente, 3 mil visitantes.
http://www.oriundi.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário