O acervo dos Livros de Registro do Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, receberá na próxima quinta-feira (17), no Museu Naval, no Rio de Janeiro, o Diploma do Registro Nacional (MOW Brasil) do Programa Memória do Mundo da UNESCO . A iniciativa promove a preservação e a divulgação de documentos que possuem valor de patrimônio documental da humanidade. O programa mantém comitês nacionais e regionais que identificam acervos de interesse e dão suporte às candidaturas.
Os Livros de Registro do Memorial do Imigrante preservam e documentam a história de mais de 3 milhões de imigrantes e migrantes que passaram pela antiga Hospedaria. O acervo conta com 150 livros (microfilmados) de 1882 a 1962, compostos por informações da data de chegada, nome do imigrante, sobrenome, país de origem, parentesco e nome do navio em qual chegou ao Brasil. Alguns também possuem o nome da fazenda de destino. As informações estão disponíveis ao público nos terminais multimídia e site do Memorial do Imigrante.
Em 2009, o Programa Memória do Mundo Brasil recebeu 19 propostas de diversas instituições. Além do Memorial, foram escolhidas outras nove proposições relevantes. Todas as organizações nacionais indicadas foram reconhecidas por portaria do Ministro de Estado da Cultura.
Sobre o Programa Memória do Mundo
O Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW Brasil, em setembro de 2004. Desde a sua instalação oficial, em 2007, o Comitê lançou dois editais de nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil. A iniciativa contempla até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O documento ou conjunto documental pode ser tanto textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo ou registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital.
Curiosidades
Da lista de documentos registrados ao abrigo do programa Memória do Mundo constam, entre outros, a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutenberg, ambos conservados em arquivos alemães. O primeiro documento em língua portuguesa que foi incluído no registro deste programa em 2005 foi a Carta de Pero Vaz de Caminha. No Brasil, o acervo fotográfico da ‘Collecção D. Thereza Christina Maria’, doada pelo imperador D. Pedro II à Biblioteca Nacional, foi registrado como patrimônio da humanidade no Programa. O conjunto possui mais de 23 mil fotografias referentes ao país e ao mundo do Século XIX.
Sobre o Memorial do Imigrante
O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos. O Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também ali foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca em um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém–chegados de diversos países nos seus primeiros dias em São Paulo.
Redação revista eletrônica Oriundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário