cena de La Dolce Vita de Fellini
imagem arquivo virtual
O Museu da Imagem e do Som (MIS) está promovendo, no Espaço Cultural Cafezau, em Curitiba, a mostra fotográfica que faz uma releitura do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini.
Clássico do cinema italiano, a obra completa 50 anos em 2010. “Queremos homenagear o filme, um dos mais importantes da história do cinema porque representa uma época de mudanças, de transformações que ocorreram nos anos 1960”, afirma o curador da mostra, o fotógrafo Oswald Dias de Siqueira Filho, conhecido em todo mundo como Tiomkim.
São dez imagens em preto e branco, produzidas por dez fotógrafos: Arthur Nauffal, Brasilio Wille, Daniel Côrrea, Gus Benke, Izabel Liviski, Karin van der Broocke, Marcelo Dallegrave, Milton Jr., Pedro Nossol e Ricardo Garcia. “As fotos são inspiradas no filme, não são cópias. É uma criação com liberdade poética, com caráter experimental, que revela um olhar melancólico, irônico, elegante e charmoso, marcas de modernidade e de transformação”, diz Tiomkim.
Apenas a foto inspirada na cena mais famosa do filme – quando a atriz Anita Ekberg entra na Fonte di Trevi com um longo vestido preto – é colorida. Ela foi produzida por Pedro Nossol, e inspirada no cartaz original do filme (amarelo, lilás e azul). Quem revive a cena é a modelo Lorena Schwartz, que veste uma réplica do vestido – o modelo Valentino foi trazido de Veneza por Federica Moro. O ensaio fotográfico aconteceu na fonte do Restaurante Madalosso, e foi filmado para a produção de um clip musical que será dirigido por Daniel Corrêa e Tiomkim.
Na mostra há também fotos no Museu do Automóvel, além do ensaio feito na Rua 15 de Novembro, que mostra “paparazzis” fotografando duas senhoras bem vestidas jogando peteca. “Gus Benke colocou em plena Boca Maldita duas empresárias vestidas no rigor da moda, jogando peteca, enquanto um bando de ‘paparazzi’ registravam a cena. A ideia do fotógrafo era a de reafirmar que certas mulheres da sociedade não deixam a ‘peteca cair’ e seguem em frente sempre com elegância e charme, tal qual algumas personagens de La Dolce Vita, que têm personalidade forte”, comenta o curador.
“As pessoas que participaram das cenas não são modelos, mas cineasta, juíza criminal, jornalista, enfim, pessoas que curtem cinema e se propuseram a participar”, conta Tiomkim. São eles: Maria Inês Borges da Silveira, Conceição Barindelli, Zilda Fraletti, Fabiana Karam, Gladys França, Fernando Severo, Analzira Carneiro, Melissa Medroni, Netto Felippe e Yumi Okamura.
FILME – La Dolce Vita foi filmado no início dos anos 1960, em Roma (Itália), e dirigido por Federico Fellini. Conta a história do jornalista Marcello (Marcelo Mastroianni), que vive entre as celebridades, os ricos e os fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.
Serviço
Data: Até 31 de janeiro de 2010.
Horário: de 12h às 20h.
Local: Espaço Cultural Cafezau – Rua Augusto Stresser, 318 - Curitiba - Paraná
Apoio: Ticcolor, Museu do Automóvel, Restaurante Madalosso, Hotel La Dolce Vita e
Centro Cultural Teatro Guaíra.
Um comentário:
Ciao Leonrado, io sono de Vila Velha -ES como estai ?
Minha família MOSCON é oriunda de Trento, eles atuaram trabalhando em relojoaria, tenho dupla citadania e gostaria de conhecer questa piccola cittá Trento. Gostei de suo relato.
Un abraccio piú forte,
GEORGETON MOSCON
msn: gemoscon@hotmail.com
Postar um comentário