sábado, 26 de junho de 2010

A força do trem

Ferrovia Grão-Pará

Na semana passada utilizei o informativo para pedir sugestões de medidas de incentivo ao turismo, atividade econômica que tem elevado potencial para gerar emprego, salários, desenvolvimento econômico e social. Recebi inúmeras e variadas opiniões. Algumas pessoas apontaram a SEGURANÇA como principal entrave ao turismo. Outras apostaram na FALTA DE DIVULGAÇÃO dos eventos como problema. E muitos internautas citaram o TRANSPORTE PÚBLICO como ponto negativo.

As propostas de mudança na estrutura do transporte deixam claro, mais uma vez, que o sistema (ônibus, metrô, trens, barcas, vans) que atende o estado como um todo, em especial, a região metropolitana do Rio e a baixada fluminense, deixa muito a desejar. E, como não atende a população residente, menos ainda responde às expectativas e necessidades dos turistas.

No meio disso, a semana nos trouxe mais uma importante vitória para desenvolvimento do turismo: conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa o projeto que elaborei para declarar a reativação da ferrovia Príncipe do Grão-Pará medida de relevante interesse turístico e econômico para o estado. Recuperar a ferrovia Grão-Pará e fazer a ligação Rio-Petrópolis em 1 hora e 20 minutos abrirá, para Petrópolis e demais municípios da Região Serrana, a oportunidade de receber mais 600 mil turistas por ano, com emprego direto para mais de duas mil pessoas. Isso sem falar na retomada de um dos mais belos passeios turísticos da região.

Agradeço a todos que sugeriram melhorias para o turismo no Rio de Janeiro e lembro que sua opinião é muito importante para o crescimento de nosso trabalho legislativo. O canal continua a sua disposição. Clique aqui  e dê a sua contribuição!

Nenhum comentário: