quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sabores da Itália

Promovendo os sabores e a tradição gastronômica de suas Regiões, a Itália participa da 26ª Fispal Food Service, que acontece de 7 a 10 de junho de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, o Pavilhão Italiano traz uma grande variedade de produtos como massas, molhos, azeites e vinhos, mediante a presença coletiva de 13 empresas.

A iniciativa é organizada pelo ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, que atua na promoção e intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países.

Segundo Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil, a participação visa aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país Europeu com o Brasil, bem como abrir novos mercados, investir, produzir e criar novas parcerias.

"As iniciativas promovem oportunidades de negócio para a indústria alimentar em mercados estratégicos e salientam a qualidade e diversidade dos produtos agroalimentares italianos", afirma.

Dentre os produtos destacam-se: vinhos (espumantes, brancos e tintos), azeites de oliva extra-virgem, grãos e vegetais em conserva, vinagre balsâmico, molhos de tomate e massas diversas.

Cozinha Gourmet de Molise - A grande novidade do Pavilhão Italiano no evento é a Cozinha Gourmet do Molise, que apresentará receitas exclusivas de massas, risotos e polentas elaboradas com produtos típicos dessa região, junto a degustações de azeites e produtos à base de tartufo, vinhos, cafés, bolachas, doces e produtos de panificação, confeitos, frios e queijos de 19 empresas da Região.

Comandada pela chef Hirla dos Reis, especializada na gastronomia local do Molise, a iniciativa visa promover a alta qualidade dos produtos da Região aos visitantes da feira.

Situada no centro-sul da Itália, a Região do Molise destaca-se pela produção de vinhos, tartufos, azeitonas, azeites, queijos e cereais. Suas trufas, em particular, são reconhecidas mundialmente pela alta qualidade e sabor incomparável.

A cozinha do Molise é tipicamente autêntica e sóbria na preparação, mas altamente genuína nos produtos e ingredientes utilizados. Prevalecem os pratos à base de massas caseiras e carnes, sobretudo cabrito e cordeiro, além dos peixes e frutos do mar da zona costeira.

Os tartufos do Molise - Considerados uma das maiores iguarias da alta gastronomia italiana, os tartufos (ou trufas), são fungos raros encrespados que se formam sobre raízes de árvores, colhidos com a ajuda de cães farejadores de trufas ou de porcas. As trufas brancas da Itália são reconhecidas mundialmente pela qualidade e sabor.

O clima, especificamente o da Região Molise, torna seus tartufos únicos, celebrados e cobiçados no mundo todo. Além dos tartufos, a Região é celebrada pelos produtos a base de trufas como azeites, conservas e antepastos.

Intercâmbio Brasil-Itália - Atualmente, a Itália ocupa lugar de prestígio no mercado mundial de produtos agroalimentares devido a uma série de medidas voltadas ao crescimento do setor.

Incentivos públicos e privados fizeram com que a cadeia produtiva da indústria italiana crescesse a cada ano. O país dedica grande parte de sua produção às exportações, sendo a Alemanha, França, Reino Unido e EUA os seus maiores compradores. No ranking de países fornecedores de alimentos para a Itália, a Alemanha ocupa o primeiro lugar, enquanto o Brasil o sexto. Entre outros produtos, estão na pauta das exportações brasileiras: soja, café, cacau e carnes.

No Brasil a presença de produtos agroalimentares italianos já está consolidada. Os setores de maior interesse são: massas, azeites de oliva, vinhos e doces.

O ICE, no Brasil em particular, desenvolve intensa atividade na identificação de representantes e agentes comerciais, bem como de projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures, etc), considerados objetivo prioritário em sua estratégia neste mercado.

O ICE é uma instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.

Serviço:
Pavilhão Italiano - ICE/ Cozinha Gourmet do Molise
Ruas F/ G, estandes 191/ 192
26 ª Fispal Food Service
Data: de 7 a 10 de junho de 2010 - das 13h00 às 21h00
Local: Expo Center Norte, São Paulo - SP

Informações à Imprensa
Instituto Italiano para o Comércio Exterior
Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália
Regina Di Marco rdimarco@uol.com.br
Silvia Colaianni rm-comunicacao@uol.com.br
T +55 11 2950.4820

http://www.ice-sanpaolo.com.br/
www.italtrade.com/brasil
http://www.ice.gov.it/

Nenhum comentário: