domingo, 18 de julho de 2010

Estátuas de juízes italianos são depredadas em Palermo

Palermo - As estátuas de dois importantes juízes antimáfia da Itália -- Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, ambos assassinados pela Cosa Nostra (máfia siciliana) -- foram destruídas na cidade de Palermo, informaram hoje as autoridades locais.    De acordo com os policiais, o crime ocorreu na noite do dia 16. Os monumentos, feitos em gesso pelo artista Tommaso Domina, foram arrancados de sua base e jogados ao chão.

A ação ocorre às vésperas do 18º aniversário da morte de Borsellino, que em 19 de julho de 1992 foi vítima de um ataque com um carro-bomba, em frente à casa de sua mãe. No atentado também morreram cinco membros da escolta policial do juiz.   Já Falcone faleceu junto à sua esposa e três agentes, também na explosão de uma bomba, em 23 de maio de 1992.  Os dois magistrados, considerados os precursores na luta judicial contra a máfia italiana, são conhecidos no país como heróis nacionais.

Ainda não se sabe quem seria o autor da depredação. De acordo com jornais locais, o Parlamento Europeu deverá contribuir para a restauração das duas peças.
 
  Da http://www.ansa.it/

Nenhum comentário: