sábado, 24 de julho de 2010

Italianos têm dificuldade para comprar alimentos

A organização de defesa do consumidor da Itália Codacons expressou ontem sua preocupação com a queda nas vendas de produtos alimentares e principalmente com 1/3 dos italianos que tem dificuldade para comprar alimentos.

"O dado mais preocupante e inquietante é como sempre a queda nas vendas dos produtos alimentícios, já que 1/3 dos italianos tem problemas para comprar alimentos", declarou o órgão.

Segundo o Codacons, "as vendas não diminuíram apenas para os pequenos comerciantes, que registraram uma queda de 3,9%, mas também a grande distribuição que teve uma redução de 0,8%. Ninguém está a salvo, nem os hipermercados (-1%) nem as lojas de descontos que durante a crise [econômica] tinham mantido suas vendas e agora caíram 0,8%".

Estes dados, afirma a instituição, "confirmam dramaticamente que não é mais suficiente que os italianos economizem nos excessos e pesquisem preços mais em conta, que eram as duas tendências que prevaleciam em 2009".

Para aliviar a dificuldade dos consumidores italianos, a associação propõe uma iniciativa "a custo zero: com um rodízio das contas, de forma que, a conta de energia e de telefone seja cobrada de forma alternada, meses impares uma e meses pares a outra".
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: