quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ricordare L’Italia Per Vivere

Há 135 anos, uma leva de italianos partiu do país de origem e chegou ao Brasil em busca de uma nova vida. Os imigrantes trouxeram um legado cultural que até hoje exerce influência em muitas famílias. Em Ibarama, berço da imigração na região Centro-Serra, a necessidade de recordar os traços culturais, gastronômicos e artísticos dos antepassados se traduz em festa. O Ricordare L’Italia Per Vivere, inicialmente chamado de Ricordi de Itália, já está na 14ª edição. O evento será realizado este ano no dia 7 de agosto, no Salão Paroquial Católico de Ibarama. Segundo os participantes, essa é uma prova de que a cidade parece fazer uma espécie de volta às origens.

O tema de 2010 trata da importância da indústria na colonização de Ibarama. A grande maioria dos imigrantes se dedicou à agricultura, mas muitos se destacaram no setor de indústria – a exemplo dos moinhos de grãos movidos à água, ferrarias que fabricavam carroças para o transporte de mercadorias a outros municípios e equipamentos agrícolas. As marcenarias muito contribuíram nas construções de casas, móveis e outros utensílios. Isso sem falar no vinho, produto que servia para consumo próprio e também à comercialização.

A programação deste ano começa às 19 horas, com a abertura do porão com degustação de pão caseiro, presunto, polenta frita, queijo e salame. Tudo regado a ótimos vinhos (tinto e branco) e graspa (grappa) da Cantina dos Irmãos Fin. Pouco depois, às 21 horas, o jantar reúne o que há de melhor em termos de culinária italiana. As sobremesas – também iguarias típicas como o crostoli (espécie de bolo frito com açúcar) – fazem parte do evento. Às 23 horas haverá o início do baile com músicas italianas, animado pela Banda Novo Rumo, de Agudo.

De acordo com uma das coordenadoras, a professora Patrícia Olivier Bernardy, os ingressos podem ser adquiridos ao preço de R$ 40,00 e dão direito à comida e bebida consumidas durante a festa. “Será uma noite de comemoração, muita história e, principalmente, de resgate cultural”, salienta. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 9815 3941. Para a compra de ingressos e reservas, basta ligar para (51) 9983 2648.
 

Nenhum comentário: