segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Instrumentos medievais de tortura tem Mostra na Dante Alighieri de Curitiba

O italiano Franco Gentili. (Foto Desiderio Peron / Insieme)


Curitiba – PR – Aberta na semana que passou, a “Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura” do italiano Franco Gentili pode ser vista no Salão de Exposições do Centro Cultural Dante Alighieri, de Curitiba, até meados de setembro. São 50 instrumentos originais que o historiador catalogou junto a museus da Itália e Europa, e que eram usados pela Justiça, pelo sistema político e pela Igreja (não apenas a católica) na Idade Média.

A mostra já percorreu inúmeras cidades de quase todos os Estados do Sul do Brasil e, há cerca de 15 anos, já esteve em Curitiba. Para realizar a mostra, Gentili obteve o apoio da Secretária da Cultura do Estado do Paraná e do Centro Cultural Dante Alighieri, além do Círculo Trentino de Curitiba. A “Virgem de Nuremberg” e a “Cadeira de Inquisição” estão entre as peças expostas, assim como instrumentos para execução como a primeira versão do aparelho que passaria a ser conhecido como guilhotina. Os ingressos podem ser adquiridos no local da exposição (Rua Desembargador Westphalen, 15 – térreo) a R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). A mostra funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8 à 19 horas e, aos sábados e domingos, das 10 às 15 horas.

Nascido em Verona durante a Segunda Guerra Mundial, jornalista e escritor, Franco Gentili foi convidado para vir ao Brasil pelo Ministério da Justiça para uma série de conferências sobre tortura em diversas universidades brasileiras, quando trouxe da Itália a Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura Medievais, a Mostra sobre a História do Nazismo e outra sobre A Vida de Leonardo da Vinci. Há mais de dez anos, Franco vive em Florianópolis-SC.

Nenhum comentário: