A mostra Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, acontece até o próximo dia 22. As sessões são diárias, com exceção das segundas-feiras. O evento tem o apoio da Embaixada da Itália no Brasil e dos institutos italianos de cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Serão exibidos 20 filmes, com tratamentos inovadores em termos de linguagem, direção e utilização do som e da música em narrativas e propostas estéticas no cinema, com especial destaque para as obras restauradas de Sergio Leone, como Era Uma Vez no Oeste e a sua famosa Trilogia do Dólar, além de filmes de Sergio Corbucci, Gianfranco Parolini, Enzo Barboni, dentre outros.
De 1950 a 1970 a indústria cinematográfica italiana foi um campo de experimentações as mais diversas, explorando gêneros, temáticas e linguagens que capturaram a atenção das platéias e dos críticos. Tendo os estúdios da Cinecittà em Roma como base, o cinema italiano produziu do terror à ficção científica, das sagas de vikings e piratas às comédias populares de Franchi, Ingrassia e Totò.
Particularmente a partir dos anos 60, surgiu o mais inovador, influente e bem sucedido desses gêneros: o western all’italiana ou faroeste spaghetti, como ficou conhecido no exterior. A partir do marco referencial de Por Um Punhado de Dólares, de Sergio Leone, o faroeste feito na Itália, com a colaboração de profissionais de diversos países, ganhou as telas do mundo, criando uma imensa legião de fãs.
Serviço:
Data: até 22 de agosto
Local: Cinema
SCES, Trecho 2, lote 22
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h
Telefones: (61) 3310-7087
Ingressos: R$ 4 (inteira)
R$ 2 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
*Classificação indicativa de acordo com o filme.
http://www.radioitaliana.com.br/
imagem arquivo virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário