sábado, 14 de agosto de 2010

O preço das 'Marcas' Italianas

Monza - A 'marca' do Duomo de Milão vale € 82 bilhões, a do Coliseu € 91 bilhões, revelam estimativas do departamento de estudos da Câmara de Comércio de Monza.

Este valor foi calculado com base em 10 parâmetros, ao elaborar um índice para o turismo que leva em consideração o valor econômico da terra, a fama do monumento, o fluxo de turistas à area e ao monumento e um índice de atratividade econômica.

Segundo a pesquisa, o patrimônio artístico e cultural reboca o Sistema Itália. Basta pensar que o valor da marca de alguns dos "monumentos" italianos mais conhecidos é estimado em quase € 400 bilhões, um valor que não se aplica ao patrimônio tangível, mas sim à imagem e visibilidade da marca.

Por exemplo, em Roma a marca do Coliseu vale mais que € 91 bilhões, a dos Museus Vaticanos € 90 bilhões, enquanto que os 10 milhões de liras estimados por Totò para vender a Fontana di Trevi, 'transformados' em retorno de imagem, valem atualmente € 78 bilhões.

Se a marca da Catedral de Milão equivale a € 82 bilhões, o valor da marca das escavações de Pompeia supera o da Basílica de San Marco e a Galleria degli Uffizi de Florença.

As marcas de locais artístico-culturais também são apreciadas no mundo empresarial: são cerca de 50 as empresas que em Milão inseriram o 'Duomo' em seu nome, e outras tantas na capital italiana que usaram a palavra 'Colosseo' para identificar sua empresa.
 
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