quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Berlusconi recebe voto de confiança da Câmara

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, discursa nesta quarta-feira (29) no Parlamento (Foto: AP)

Roma - O premier italiano, Silvio Berlusconi, obteve hoje a confiança da Câmara dos Deputados por 342 votos a favor e 275 contra, logo após ele realizar um discurso sobre o seu programa de governo, anunciou a vice-presidente da casa, Rosy Bindi.

Berlusconi fez a apresentação de sua proposta, constituída de cinco pontos fundamentais, e deixou o recinto, antes mesmo do término da votação. Estavam presentes 620 legisladores, dos quais 617 se pronunciaram. Para obter o apoio seria necessário ultrapassar os 316 parlamentares que compõem a maioria.

"É de interesse absoluto do país não correr o risco de uma crise em um período de instabilidade, é preciso fazer um esforço para que isso não ocorra e fortalecer o compromisso comum desta legislatura até o fim", disse o primeiro-ministro em seu pronunciamento.

O chefe de Governo ainda defendeu que "os cinco pontos não são uma lista de reformas desconectadas entre si, mas são pontos focados no sistema do país, com o objetivo de reforçar as instituições, a economia, o território e o tecido social, de forma que a Itália saia da crise global e volte a ser competitiva".

Logo após o pronunciamento, seu ex-aliado e titular da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, declarou que era "inevitável" votar a confiança ao Executivo, mas apontou que em matéria de reforma da Justiça -- uma das propostas da administração -- "será necessário verificar como serão traduzidas em iniciativas legislativas" o discurso do premier.

O respaldo era considerado essencial para que Berlusconi se mantivesse no cargo, visto que poderia perder a maioria no Parlamento, devido à ruptura com Fini, que foi expulso do governista Povo da Liberdade (PDL) em julho passado, acusado de fazer oposição ao governo.

Depois ser retirado da legenda, que ajudou a fundar em 2009, Fini decidiu criar um novo grupo no Legislativo, levando consigo ao menos 33 deputados, o que poderia dificultar a aprovação dos planos do premier.

Ao término da sessão de hoje, o deputado manteve uma reunião com seus militantes, os chamados dissidentes do PDL. No encontro, ele anunciou a fundação de um novo partido, diante do aplauso dos presentes.

Por sua vez, o líder da Liga Norte, Umberto Bossi, lamentou "os números limitados" obtidos, mas ainda assim celebrou a vitória dos governistas. "O caminho é estreito", complementou.

www.ansa.it/www.ansalatina


Berlusconi consegue voto de confiança do Parlamento da Itália

Parlamentares dissidentes votaram a favor do primeiro-ministro. Ele corria risco de ser obrigado a antecipar eleições.
Do G1, com agências internacionais

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, conseguiu nesta quarta-feira (29) o voto de confiança da Câmara de Deputados, com o apoio dos parlamentares dissidentes, e assim afastou a necessidade de eleições antecipadas e garantiu sua permanência no poder. O mandato do primeiro-ministro expira em 2013.

O governo teve 342 votos favoráveis, superando a cifra necessária, de 309. Votaram contra 275 deputados, e três se abstiveram.

Os dissidentes da coalizão direitista garantiram a vitória governista. O voto favorável a Berlusconi foi anunciado por Italo Bocchino, porta-voz do grupo liderado pelo ex-aliado Gianfranco Fini.

"Não nos negaremos a nosso dever e confirmamos nossa vontade de que a legislatura chegue a seu término (em 2013)", declarou Bocchino.

Discurso
Os parlamentares "rebeldes" expressaram satisfação com o discurso feito por Berlusconi, em que ele defendeu cinco pontos.

A Itália não pode correr riscos de um período prolongado de turbulência política em um momento em que a crise econômica continua, disse Berlusconi.

"É absolutamente do interesse do nosso país não correr o risco de um período de instabilidade neste momento em que a crise ainda não acabou", disse.

Berlusconi pediu apoio a "todos os moderados e reformistas que compartilham da mesma visão de liberdade, de economia, de família e de trabalho."

Ele pediu também o apoio das "forças responsáveis da oposição", as quais convidou para "avaliar seu programa de governo sem preconceitos".

Berlusconi, que completa nesta quarta-feira 74 anos, manifestou sua amargura pelas divisões internas na coalizão governamental de direita e que explodiram em agosto.

A nova atitude moderada de Berlusconi causou fortes críticas de um dos líderes da oposição, o ex-juiz Antonio Di Pietro, que o classificou de "violador da democracia".

A decisão de pedir este voto de confiança havia sido anunciada na véspera pelo ministro para as Relações com o Parlamento, Elio Vito, e pelo porta-voz do governo, Paolo Bonaiuti.

"Pediremos a confiança do Parlamento", declarou Vito após uma reunião com os líderes do Povo da Liberdade (PdL), o partido de Berlusconi.

O primeiro-ministro decidiu pedir a votação de confiança do Parlamento, apesar dos riscos: no caso de derrota em uma das Câmaras, será obrigado a renunciar e convocar eleições antecipadas.

Silvio Berlusconi advertiu em agosto que pediria o voto de confiança do Parlamento após o fim da aliança com Fini, que estremeceu o governo de direita do magnata das comunicações.

Fini, presidente da Câmara dos Deputados, tem ao seu lado 34 deputados e 10 senadores, e pretende deixar o governo sem maioria no Parlamento.


Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário: