sábado, 20 de novembro de 2010

Em cúpula da OTAN, Berlusconi anuncia envio de instrutores ao Afeganistão

Lisboa -  O premier italiano, Silvio Berlusconi, anunciou hoje, durante a reunião da OTAN em Lisboa, Portugal, a ampliação no número de efetivos do país nas tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês).

"A Itália está presente no Afeganistão desde o início da missão da Isaf e ultimamente o presidente [norte-americano Barack] Obama e o secretário-geral da OTAN, [Anders Fogh] Ramussen, nos pediu o aumento dos nossos instrutores", por isso, "comunico que aumentaremos este número em mais 200", declarou o primeiro-ministro.

Por sua vez, Obama -- também presente no encontro deste sábado -- agradeceu a Berlusconi pela "liderança italiana", segundo informou o chanceler da Itália, Franco Frattini.

O líder da Casa Branca também teria feito outro agradecimento especial ao chefe de Governo da Itália por sua participação na missão das tropas internacionais. "Devemos cumprimentar com muito agradecimento os esforços de Silvio Berlusconi", teria dito ele.

Obama e Berlusconi participam neste sábado da cúpula da Aliança Atlântica, em andamento em Lisboa. Além deles, delegações de outros 46 países estão entre os presentes nos debates. O principal tema do encontro é a ocupação em território afegão, iniciada em 2003.

De acordo com dados de outubro passado, desde 2004, quando o governo italiano enviou tropas ao Afeganistão para integrar as forças comandadas pela OTAN, morreram 34 italianos no país ocupado. A maioria das vítimas foram alvo de atentados ou faleceram em confrontos.

A presença ou retorno dos italianos, cerca de 3.000 atualmente, constantemente gera discussões entre governistas e opositores da Itália

www.ansa.it/www.ansalatina

Nenhum comentário: