sábado, 13 de novembro de 2010

Ou se confirma Berlusconi, ou haverá eleições

Frattini

Roma - O chanceler italiano Franco Frattini disse ontem (12) que o chefe de governo Silvio Berlusconi deve ser confirmado no cargo e que a alternativa a isso é convocar a antecipação das eleições.

Desta forma, ele negou a possibilidade de um governo "Berlusconi bis", isto é, a partir da formação de uma nova maioria, diferente da atual.

O presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, ex-aliado do primeiro-ministro, pediu a renúncia deste diante das numerosas críticas de que é alvo e ameaçou se retirar do governo com seu grupo político.

"Não podemos imaginar uma alternativa a este presidente do Conselho de Ministros, que venceu as eleições de 2008. Pode acontecer novamente que, ou se confirma Berlusconi, ou se pede ao povo para decidir", afirmou o ministro das Relações Exteriores.

Na quinta-feira (11) fracassou a tentativa de um acordo para tentar manter a maioria governista, em uma reunião entre Umberto Bossi, secretário da Liga Norte, aliada de Berlusconi, e Fini, líder do grupo Futuro e Liberdade para a Itália (FLI).

Após a reunião com Bossi, de acordo com fontes políticas, Fini disse a seus colaboradores que continua "à espera de uma resposta formal de Silvio Berlusconi sobre sua solicitação em Bastia Umbra", a cidade do centro da Itália onde no domingo (7) assumiu sua posição, solicitando ao premier que renunciasse à presidência do Executivo e recompusesse sua maioria, integrando a ela a União Democrática de Centro (UDC) e definindo um novo "pacto de legislatura" que se mantenha até as eleições previstas para 2013.

Fini ainda destacou que "se a resposta for negativa, retirarei a delegação do FLI do governo".
 
Com informações da www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: