segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Stravaganza


Stravaganza
Accademia della Follia

Extravagância é ir além do que é normal.   Extravagância é uma loucura.    Extravagância é expandir os limites da loucura.

Depois do sucesso de crítica e público na Itália, com Extravagância a Accademia della Follia volta seu olhar para o Brasil, país ligado aos eventos históricos que levaram na Itália à declarar a Lei 180, que em 1978, possibilitou o fechamento de hospitais psiquiátricos.

Extravagância de Dacia Maraini é o último texto da dramaturgia da Accademia della Follia, companhia teatral do diretor e ator Claudio Misculin, nascida no antigo hospital psiquiátrico de Trieste, no mesmo período em que o psiquiatra Franco Basaglia abriu as portas do manicômio para o mundo.

Accademia della Follia é uma experiência única e universal, composta por “loucos-atores”. Uma experiência que vai além de todas as fronteiras: geográficas, culturais, étnicas, de gerações e estilo de vida social.

Desta vez, a idéia que o texto será interpretado, em português, por atores realmente “loucos” da Accademia della Follia. A proposição do projeto de ser uma “ponte cultural” e unir duas realidades: a italiana e a brasileira.

Através da experiência teatral e musical como um momento de crescimento e formação dos pacientes em artistas, mantendo intercâmbio entre os profissionais de saúde para refletir sobre mudanças na norma de hospitais psiquiátricos.

Informações

Data: quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Horários: 17:00
Local: Teatro Ipanema, Rua Prudente de Morais, 824
Organizado por: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Em colaboração com: Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ- Laboratório de Estudos e Pesqusias em Saúde Mental LAPS
http://www.iicrio.esteri.it/IIC_RioDeJaneiro/webform/SchedaEvento.aspx?id=484&citta=RioDeJaneiro

Nenhum comentário: