quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Premiê italiano Berlusconi promete limpar Nápoles antes do Ano Novo

Berlusconi

Reuters - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse nesta quarta-feira que vai limpar as ruas de Nápoles até a véspera do Ano Novo, em mais uma promessa desde 2008, quando o problema crônico do lixo nas ruas da cidade começou a alarmar o público.

Milhares de toneladas de lixo acumularam nas ruas da terceira maior cidade da Itália nos últimos meses, apesar dos protestos de moradores, levando a Comissão Europeia a fazer uma advertência, em novembro, ameaçando multar a Itália caso o problema não seja resolvido.

"Uma véspera de Ano Novo limpa em Nápoles", foi a frase de abertura de um comunicado divulgado pelo gabinete de Berlusconi depois de uma reunião entre o governo e autoridades regionais.

Soldados estão sendo usados na faxina de emergência. Autoridades locais disseram que a limpeza das ruas é uma "questão de segurança", já que a cidade é conhecida por ter as comemorações mais agitadas do país. Há temores de que os fogos de artifício possam atear fogo ao lixo.

Para muitos italianos, a crise simboliza os muitos problemas do governo de centro-direita de Berlusconi. O primeiro-ministro, porém, responsabiliza as autoridades locais e o prefeito de centro-esquerda de Nápoles.

O problema da péssima administração do lixo na região mais densamente populosa da Itália persiste há anos, criado por uma mistura de ineficiência e disputas entre autoridades locais. A influência do crime organizado só piora a situação.

Os depósitos de lixo estão cheios, mas moradores protestam contra a abertura de novos depósitos, o que poderia criar um fedor insuportável e atrair lixo ilegal. Planos para novos incineradores foram adiados inúmeras vezes.

O comissário de Meio Ambiente da Comissão Europeia, Janez Potocnik, disse que as autoridades devem cumprir as leis ambientais da União Europeia a fim de evitar multas, melhorando a reciclagem, a coleta e os depósitos de lixo.

imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: