segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acampamento ilegal em Roma é desmantelado

Roma - Quatro crianças da comunidade cigana morreram ontem à noite durante um incêndio dos barracos montados ilegalmente em uma área de Roma, depois do que o prefeito da cidade, Gianni Alemanno, prometeu erradicar esses "malditos" assentamentos, o que de fato aconteceu hoje.

Agentes da polícia municipal desmantelaram o assentamento de Via Appia Nuova (em Tor Fiscale) e as cerca de 20 pessoas que moravam nele foram levadas para um centro de acolhida da capital italiana. Nos próximos dias outros acampamentos ilegais podem sofrer o mesmo destino.

As quatro crianças tinham respectivamente três, cinco, sete e 11 anos. Outras quatro pessoas, possivelmente crianças, estão desaparecidas segundo os bombeiros.

O incêndio ocorreu em um assentamento ilegal de cinco barracos, um dos quais foi totalmente consumido pelas chamas. Justamente neste barraco morava uma família de sete pessoas, incluindo as quatro vítimas.

Segundo relatos, no passado este assentamento foi desmontado várias vezes mas os imigrantes ROM (etnia dos ciganos) voltaram ao local. Uma das hipóteses é que uma brasa provocou o incêndio, na tentativa de aquecer o ambiente pelas baixas temperaturas.

"Fora de Roma, malditos assentamentos ilegais!", disse Alemanno depois de visitar o local da tragédia. "Essas burocracias malditas atrasam nosso plano para os nômades, cujo objetivo é também evitar tragédias semelhantes", acrescentou ele, afirmando que "solicitaria ao governo poderes especiais para os assentamentos dos ciganos".

O conservador Alemanno integra a coalizão de governo de Silvio Berlusconi, depois de seu passado militante no partido neofacista Aliança Nacional.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: