sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nasce 'Longitude', a revista mensal italiana da política exterior

Roma - Nasce 'Longitude', a primeira revista mensal italiana de política exterior publicada em inglês e distribuída pelo mundo todo.

A iniciativa da 'diplomacia pública' é uma ideia de Pialuisa Bianco, responsável pelo Fórum Estratégico da Farnesina (o Ministério das Relações Exteriores) e diretora da revista, cujo primeiro número já está à venda com um foco especial na Europa e uma reportagem sobre a Turquia.

"É uma 'oportunidade' para todos os protagonistas do Sistema Itália, uma oportunidade que espero que ninguém perca", escreve o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, saudando o nascimento de 'Longitude' como "o resultado de uma iniciativa editorial corajosa e independente, que visa apresentar nossas decisões em política externa", envolvendo os cidadãos e promovendo um debate saudável em torno delas.

Além das declarações de Frattini, na primeira edição da revista há também as do secretário-geral da Farnesina, Giampiero Massolo, que indica "os novos objetivos da diplomacia", e do chefe de gabinete de Frattini, Pasquale Terracciano.

'Longitude' não será uma revista 'institucional', mas um jornal dirigido às comunidades econômicas, aos que tomam decisões e também às instituições do mundo todo, para provar mensalmente que a Itália é um 'laboratório' de ideias e propostas, explica Pialuisa Bianco na abertura.

"Todos os meses, 'Longitude' - escreve a diretora da revista - vai mostrar que a Itália é um laboratório vivo. Produzirá propostas estruturadas, juntamente com estudos de viabilidade para colaborar com o debate internacional. Uma análise estratégica, desprovida de uma abordagem pragmática, corre o risco de cair no vazio. Os que emitem opiniões, do alto de suas cadeiras, podem ser inteligentes e perspicazes, mas seu principal objetivo é demonstrar a validade de suas teorias; não incidem sobre as decisões. Com muita humildade, desejamos fazer análises cuidadosas e amplas das situações contingentes, e tentaremos mapear as possíveis opções de uma forma a mais aguda e realista possível".

Nenhum comentário: