quinta-feira, 21 de abril de 2011

Itália vai enviar dez instrutores militares para treinar rebeldes da Líbia

Rebeldes rumam para frente de batalha próximo a Ajdabiyah nesta quarta-feira (20)
(Foto: Reuters)

Do G1, com agências internacionais - A Itália vai colocar dez instrutores militares à disposição do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão dirigente da rebelião líbia, anunciou nesta quarta-feira (20) o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa.

A decisão foi tomada após uma conversa telefônica entre o chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Itália e Inglaterra têm consciência de que é preciso treinar os rebeldes, que são jovens com vontade de combater pela causa, mas sem capacidade de fazê-lo", explicou La Russa.

"Vamos oferecer a eles nossos conhecimentos para que possam combater em um exército, que ao contrário do que fazem hoje é profissional", acrescentou.

A França também enviará um "pequeno número" de oficiais para assessorar os rebeldes líbios do Conselho Nacional de Transição, indicou nesta quarta-feira o governo francês.

Na terça, o Reino Unido havia anunciado o envio de conselheiros militares para ajudar a resistência líbia.

"Ao todo, haverá menos de 20 militares britânicos", indicou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, sem especificar, "por razões de segurança", a data precisa de sua viagem a Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia.

Nenhum comentário: