sábado, 23 de abril de 2011

lRebocador italiano retido na Líbia é liberado

Roma, 23 abr (EFE).- O rebocador italiano "Asso 22", retido na Líbia desde o dia 17 de março, foi liberado e já se encontra em águas internacionais, confirmaram neste sábado fontes da companhia armadora, a Augusta Offshore, de Nápoles, sul da Itália.

O navio deixou o porto de Trípoli na noite de sexta-feira, com os 11 marinheiros que compõem a tripulação - oito italianos, dois indianos e um ucraniano - e no início da madrugada de hoje foi alcançado por um patrulheiro italiano, o "Bettica", que navegava pela região.

Médicos do patrulheiro italiano submeteram a um primeiro controle médico os marinheiros, que estão bem, disseram as fontes.

O "Asso 22", que se dedica a operações de reboque em mar aberto, foi retido no porto de Trípoli no dia 17 de março por homens armados que disseram pertencer às autoridades militares e portuárias, enquanto desembarcava trabalhadores líbios de uma petrolífera.

O rebocador voltou a zarpar no dia 20 de março, mas voltou a atracar no porto de Trípoli após navegar durante mais de 24 horas sem um rumo fixo conhecido.

Segundo os meios de imprensa italianos, não se descarta que o rebocador fosse utilizado para vigiar o litoral líbio.

Nenhum comentário: