Roma - O Prêmio Globo Tricolor representa o Oscar dos italianos no mundo e é dedicado aos compatriotas famosos no exterior, mas desconhecidos em sua terra natal. Trata-se de uma vitrine internacional para os nossos cidadãos e parceiros.
Para o presidente italiano Giorgio Napolitano, o Globo Tricolor é "sem dúvida, um estímulo para ampliar e aprofundar a pesquisa sobre as páginas da história que tanto influenciaram a nossa vida social".
A iniciativa, idealizada por Patrizia Angelini da Italian Women of the World (Mulheres italianas do mundo) é dedicada este ano à "Unificação da Itália e à emigração italiana no mundo".
O prazo para participar desta 3ª edição vai até 25 de maio de 2011 e se dirige à valorização de projetos que celebram a Unidade do país pelo mundo, ou à emigração italiana, ou ainda a perfis por excelência de italianos famosos no exterior mas desconhecidos em seu país de origem, nas áreas de artes, cultura, entretenimento, economia, jornalismo, pesquisa e tecnologia.
O prêmio "A Unidade da Itália e a Emigração italiana no mundo" é reservado aos co-nacionais estrangeiros ou nativos divididos em três categorias: italianos que operam de e para países estrangeiros, ainda que temporariamente; filhos ou descendentes de italianos no exterior; e instituições e associações.
Além do reconhecimento do esforço de cidadãos italianos que contribuem para a imagem, a inovação e o desenvolvimento do Made in Italy no mundo, a terceira edição do prêmio visa também divulgar projetos que ajudam a manter viva a memória da grande emigração italiana, projetos de associações de compatriotas que vivem no exterior e iniciativas vinculadas aos 150 anos da Unificação do país.
Para participar, as candidaturas devem ser submetidas ao júri do Prêmio por um tutor, até o meio-dia de 25 maio de 2011, preenchendo uma ficha explícita e após a inscrição no Banco de Dados do Prêmio.
Os finalistas serão contatados por e-mail para a entrega dos reconhecimentos, agendados agendados durante as três etapas do Prêmio previstas em São Paulo, Los Angeles e Toronto (as despesas de viagem ficam a cargo dos participantes).
O prêmio é uma obra de arte de Ada Capone. Também haverá a entrega de presentes por parte dos patrocinadores que apóiam a iniciativa, que este ano se realiza em paralelo ao MIB (Momento Itália-Brasil) e ao 3º Congresso da imprensa italiana no país sul-americano.
O prêmio foi patrocinado, entre outros, pela Embaixada da Itália no Brasil, a Associação da Imprensa Italiana no Brasil, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o Colégio Dante Alighieri de São Paulo e a Câmara de Comércio Itália-Brasil.
Esta terceira edição do Prêmio se realiza em colaboração com o Museu Regional da Emigração "Pietro Conti", o Dicionário da Emigração Italiana e Capit Emigração. O edital para participar pode ser baixado no endereço eletrônico www.globotricolore.it. (Fonte Inform)
http://www.italianos.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário