quinta-feira, 26 de maio de 2011

Após nove anos de fuga, suposto líder da Camorra é detido na Itália

Da BBC - Um dos fugitivos considerados mais perigosos da Itália foi detido nesta quarta-feira, após nove anos de buscas policiais.

Giuseppe Dell'Aquila, 49, é acusado de chefiar a máfia Camorra (conhecida por suas atividades criminosas na região de Nápoles) e suspeito de extorsão, roubo e lavagem de dinheiro.

Ele foi encontrado pela polícia abrigado em uma casa sob forte esquema de segurança na vila de Varcaturo, a 30 km de Nápoles.


Giuseppe Dell'Aquila sendo detido (Foto: AFP)

Segundo a imprensa italiana, citando informações policiais, Dell'Aquila é tido como o líder de dois clãs criminosos, os Contini e os Mallardo, que estão inseridos na Camorra e assumiram o poder na região após uma sangrenta disputa com outras famílias locais.

Segundo as investigações policiais, os clãs, sob a liderança de Dell'Aquila, teriam feito 'substanciosos' investimentos no setor da construção civil.

Dell'Aquila, em fuga desde 2002, estava na lista dos 30 fugitivos mais perigosos da Itália - chamado, portanto, de um superlatitante, ou superfugitivo.

Ele quase foi capturado em 2009, mas se atirou ao mar e escapou nadando depois de uma batida policial em seu iate, que estava ancorado no golfo de Nápoles, informa a agência France Presse.

Nenhum comentário: