terça-feira, 10 de maio de 2011

Tatuagens saem da moda

Roma - ''Cresce o número de arrependidos da tatoo na Itália. Nos últimos três anos, chegou a 30% a proporção daqueles que decidem remover um desenho ou um nome, tatuado há alguns anos no corpo como lembrança da conquista de uma etapa importante ou de uma relação indissolúvel''.

Quem evidencia este fenômeno é Ezio Maria Nicodemi, cirurgião plástico do Instituto Dermopático da Imaculada (IDI) de Roma, por ocasião do International Tattoo Expo, a 12ª edição da conferência mundial da tatuagem, que termina hoje (9) na capital italiana.

''Quem se arrepende não são só estrelas de Hollywood, como Megan Fox, afirma Nicodemi, mas também os jovens italianos, principalmente os homens''. ''Na maioria dos casos, são homens em torno dos 30 anos que, por motivos de inclusão social são 'obrigados' a tomar essa decisão. De fato, há muitas profissões que condenam todo e qualquer tipo de tatuagem e discriminam aqueles as têm'', acrescenta.

Para as mulheres, as motivações são mais de caráter sentimental. ''O que as leva a uma decisão tão radical, é frequentemente o fim de uma história de amor, mas esta não é a única motivação. Muitas jovens mulheres pedem para retirar a tatuagem da barriga por causa de uma gravidez, que poderia danificar o desenho'', explica ainda Nicodemi.

Também existem os assim chamados 'renovadores', isto é, que decidem remover a tatuagem de um lugar do corpo para colocá-la em outro.

O método mais utilizado para fazer isso é o laser Q-switched, que emite impulsos de alta energia, destruindo o pigmento sem prejudicar a pele.

Na 12ª edição do Mundial da Tatuagem, localizada no Hotel Ergife, participaram este ano mais de 300 artistas nacionais e internacionais, prontos para conquistar o público com o seu trabalho. Foram três dias dedicados ao mundo da tatoo, onde todos os apaixonados, mas também os curiosos, puderam assistir a um evento único no seu gênero.

Entre os melhores artistas presentes, estiveram Shane Oneil, o italiano Alex De Pase, o estúdio de Greaskull Alley (EUA), o Gimme love tattoo de Cingapura e os japoneses Horirju e Horitsugu do Horiryu Tattoo Studio e Horishishi, que cativaram o público com o seu estilo e suas técnicas, entre os 250 estandes disponibilizados na exposição.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: