domingo, 26 de junho de 2011

Os Vinhos Italianos – As mais de quatrocentas denominações de origens

A Itália é a maior produtora mundial de vinhos, junto com a França produz 30% de todo o vinho do planeta, na Itália os vinhedos estão por toda parte, existem catalogados 900 mil vinhedos, que cultivam 1000 variedades de uvas diferentes, não dá para imaginar estudar todos os vinhos italianos, se decidir provar todos eles, bebendo uma garrafa por dia você levará uma vida inteira para provar todos (não fiz a conta...), os italianos bebem por ano 54 litros de vinho e ocupam a terceira colocação no ranking mundial de consumo.

Foto em destaque: rótulo de um Barolo, um DOCG.

A expressão de terroir nos vinhos italianos é muito forte, a ligação do vinho com a comida (regional) sem dúvidas é a mais atraente do mundo, as combinações são perfeitamente simples, o vinho regional com a comida regional.

Mesmo sendo o maior produtor mundial, não significa que a Itália só faça vinhos bons, apenas 15% dos vinhos italianos estão entre os melhores do mundo, não que os outros 85% sejam ruins, na verdade funciona como uma pirâmide, os melhores no topo, os médios uma boa parte, e a maioria vinhos simples (ideal para o consumo diário).

A legislação vinícola da Itália estabelece algumas regras para manter o controle de qualidade dos vinhos, isso também nos ajuda a escolher melhor um vinho italiano, diminuindo nossa margem de erro no momento da compra.

Observe o rótulo de um vinho italiano, você poderá encontrar as inscrições: DOCG, DOC, ou IGT.

DOCG = Denominação de Origem Controlada e Garantida – Os vinhos que possuem essa descrição provêm de uma região demarcada, e tem que obedecer a regras de produção máxima por hectare, as variedades que podem ser cultivadas, os vinhos passam por análise química e degustação.
DOC = Denominação de Origem Controlada – Seguem regras similares as do DOCG, porém um pouco menos rígidas.

IGT = Indicação Geográfica Típica – São os vinhos mais simples, porém passam por algum controle específico, também não é qualquer vinho que pode ser um IGT.

É importante salientar que saber dessas informações (DOCG, DOC, IGT) ajuda um pouco a compreender os vinhos italianos, todavia existem alguns vinhos DOC que são melhores que os DOCG, e em muitos casos vinhos IGT que são melhores que os DOC e os DOCG, tudo isso depende da competência do produtor, que tem o dom divino de saber extrair o máximo que a natureza pode oferecer.

http://www.diariodovinho.com/

Nenhum comentário: