quarta-feira, 27 de julho de 2011

Competição internacional de ciclismo passará por seis cidades do RJ

Do Bom Dia Rio - Considerada a maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina, o “Tour do Rio” começa nesta quarta-feira (27) e vai percorrer seis cidades do Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, 11 equipes nacionais e oito internacionais disputarão o prêmio de R$ 200 mil. A prova acontece até o dia 31 de julho.

A primeira edição do “Tour do Rio” foi no ano passado. Os atletas vão percorrer cerca de 800 quilômetros, num cenário de montanhas, praias e reservas naturais, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro.

A competição agora determina as equipes nacionais que vão participar de provas lá fora. E a pontuação também influencia na classificação dos atletas para as Olimpíadas de 2012. Outro foco do “Tour do Rio” é o meio ambiente: 200 árvores serão plantadas na capital e em cada um dos cinco municípios fluminenses, para neutralização do carbono emitido pela competição.

“Queremos ajudar a trazer para o Brasil a cultura de bicicleta. Isso é muito sério. Se não trabalharmos a cultura, não adianta. Não acredito em projetos que copiam o que se faz lá fora sem antes passar pela conscientização em todos os níveis. Na Europa, a cultura de bicicleta é uma realidade há muito tempo”, diz Luísa Jucá, organizadora do evento.

O “Tour do Rio” em números:

- 11 Equipes Nacionais: 128 atletas e dirigentes;
- 8 Equipes Internacionais: 72 atletas e dirigentes;
- R$ 200 mil em premiação;
- 20 hotéis ao longo do percurso e 500 quartos ocupados;
- 5.805 Refeições;
- 36 carros, 20 vans, 2 caminhões de prova, dois caminhões de estrutura, duas UTIs móveis e 40 motos compõem a caravana Tour do Rio;
- 600 pessoas, entre atletas, equipes de produção e apoio, viajam com a caravana;
- 783 km de percurso.

http://g1.globo.com/
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: