sexta-feira, 22 de julho de 2011

A 'moeda espacial' que foi cunhada na Itália

Roma - Durante 159 dias uma amostra da moeda global UFWC (United Future World Currency), cunhada pela Casa da Moeda do Estado italiano, tornou-se virtualmente uma "moeda espacial" e amuleto a bordo da ISS, a Estação Espacial Internacional.

O astronauta italiano da ESA (Estação Espacial Europeia) Paolo Nespoli levou para o espaço, juntamente com o russo Dmitri Kondratyev e a norte-americana Catherine Coleman, este pequeno objeto redondo em prata, pesando 15,5 gramas e com um diâmetro de 30mm, durante sua missão MagISStra, entre 15 de dezembro de 2010 e 23 de maio de 2011.

Nespoli, após meses de verificações e estudos nos Estados Unidos e Rússia, posteriores à sua missão, está na Itália onde conversou sobre este fato insólito, que documentou com algumas fotos.

As imagens tiradas na Estação Espacial em órbita mostram os dois lados da moeda global de teste enquanto flutua na ausência de gravidade perto de uma das janelas, tendo a Terra como pano de fundo.

"O objetivo da ISS e do projeto UFWC - disse Sandro Sassoli, fundador e coordenador geral do projeto totalmente italiano da moeda universal UFWC - é essencialmente o mesmo: unir nações e povos sob o lema único da 'unidade na diversidade' que está gravada em um de seus lados, posto que não é possível que o mundo, cada vez mais global, continue dividido em mais de 200 moedas diferentes".

Os autores da cunhagem são Luc Luycx, coin-designer da Casa da Moeda Real da Bélgica e autor do lado comum de todos os Euro; e Laura Cretara, ex-líder artística da Casa da Moeda italiana e autora da moeda de € 1 e das famosas 500 liras bi-metálicas, onde gravou uma árvore composta por folhas distintas, representando os cinco continentes.

Para mais informações sobre o projeto acesse http://www.futureworldcurrency.com/.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: