quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fabio Porta recebe título de cidadão honorário de SP

São Paulo - Com cerca de cinco milhões de ítalo descendentes, São Paulo pode ser considerada a maior cidade italiana fora da Itália. Há 16 anos o deputado Fabio Porta, parlamentar do Partido Democrático (PD) eleito na América Meridional e presidente da Associação de Amizade Itália Brasil, reside na metrópole brasileira.

     Por iniciativa do vereador Donato, ele também de origem italiana (calabrês, da província de Cosenza) o deputado italiano recebeu o título de "cidadão honorário" durante uma cerimônia solene realizada na Câmara Municipal, o conselho comunal da cidade.

     Intervieram numerosas autoridades italianas e brasileiras. Tomaram a palavra a presidente do Comites SP, Rita Blasioli Costa, o presidente da União dos Italianos no Mundo, Plínio Sarti, o deputado federal Carlos Zarattini, a vice-prefeita Alda Marco Antonio, o cônsul geral da Itália Mauro Marsili e - em nome da Câmara Municipal que votou unanimemente a favor da concessão da honorificiência - o vereador Donato.

     Após a entrega oficial do pergaminho com o diploma de "Cidadão Paulistano", o deputado Porta tomou a palavra, visivelmente emocionado.

     "Nasci em Caltagirone, na Sicília e, ainda hoje, tenho ali meus elos familiares e as lembranças ligadas à escola primária e secundária. Depois disso mudei para Roma para me graduar em Sociologia e, na capital, comecei a minha atividade de caráter associativo, político e sindical, mas foi em São Paulo - destacou o deputado - que floresceu a minha maturidade humana e profissional graças a um ambiente extraordinário que permitiu ao meu empenho sindical e político e também à minha pessoa exprimir-se da melhor maneira e de realizar-se plenamente".

     "Nesta cidade encontrei minha esposa e aqui nasceram as minhas duas filhas - continuou o parlamentar - e daqui pude conhecer a grandiosidade da presença italiana em São Paulo, no Brasil e em toda a América do Sul".

     "Interpreto esse reconhecimento - destacou o novo cidadão de São Paulo - como uma homenagem à presença italiana nesta cidade e a quem hoje a represento no Parlamento. É uma feliz coincidência que recebo esta homenagem no ano do sesquicentenário da unidade da Itália, do centenário do Circolo Italiano e do Colégio Dante Alighieri e às vésperas da inauguração do ano denominado 'Momento Itália Brasil'". (Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Fabio Porta)

www.ansa.it/www.italianos.it
http://www.fabioporta.com

Nenhum comentário: