quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lampedusa: scontri, decine di feriti. Sindaco: siamo in guerra

Lampedusa(Agrigento) - Sarebbero decine le persone rimaste ferite dopo gli scontri che a Lampedusa hanno coinvolto alcune centinaio di tunisini che stavano manifestando, le forze dell'ordine che li hanno caricati e un gruppo di abitanti di Lampedusa che protestano contro la presenza sull'isola dei migranti. Fino ad ora sono stati medicati nel Poliambulatorio dell'isola due agenti di polizia e un militare della Guardia di Finanza, oltre a una decina di migranti che presentano diverse escoriazioni e contusioni. Per uno di loro, in uno stato di semicoma, il responsabile sanitario, Pietro Bartolo, ha chiesto il trasferimento urgente a Palermo in eliambulanza.

Mais

Imigrantes entram em confronto com moradores de Lampedusa
Dezenas de pessoas ficaram feridas hoje devido a confrontos entre imigrantes tunisianos, forças de segurança e moradores da ilha italiana de Lampedusa.

De acordo com fontes locais, dois policiais, um militar e um grupo de estrangeiros tiveram que receber cuidados médicos. Um dos feridos está em coma.

O prefeito de Lampedusa, Dino De Rubeis, pediu para que as associações humanitárias evitem acusar os moradores da ilha de "racismo".

"Estamos em guerra, e o povo, a este ponto, decidiu fazer justiça sozinho", afirmou Rubeis, que quase foi agredido por três tunisianos.

"Estamos em um cenário de guerra. O Estado precisa mandar helicópteros e barcos para transferir os tunisianos que vagam pela ilha, após terem incendiado, ontem, o centro de acolhimento", disse o prefeito.

A população de Lampedusa protesta contra a presença de estrangeiros no local, que é um dos principais destinos de imigrantes ilegais, principalmente cidadãos do norte da África, como líbios e tunisianos.

Ontem à noite, um grupo de tunisianos ateou fogo ao centro de acolhimento da ilha. Diante disto, parte dos estrangeiros começou a ser transferida a outras regiões da Itália. Os que permaneceram em Lampedusa, por volta de mil pessoas, passaram a noite no estádio da cidade.

Muitos imigrantes protestam contra as más condições dos centros de acolhimento e as políticas de repatriação.

O prefeito de Lampedusa também fez um apelo ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e disse que pretende se reunir com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Nenhum comentário: