Em homenagem aos italianos e seus descendentes que escolheram a cidade de Cambuí, no sul de Minas Gerais, como residência definitiva, a Câmara Municipal da cidade vai selar um convênio de cooperação internacional (Gemellaggio) com a cidade de Polla (Província de Salerno - Região da Campania). A abertura oficial do evento será no dia 21 de outubro - sexta-feira, às 19h, com palestra do vice-presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais - ACIBRA-MG, o pesquisador e historiador Anísio Ciscotto Filho.
A cidade de Cambuí, localizada na Região da Serra da Mantiqueira, bem no centro do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, foi fundada em 1892 e é um dos municípios mais antigos e desenvolvidos da região. Com 27 mil habitantes, a cidade completa este ano 119 anos de emancipação política.
Além de um riquíssimo patrimônio histórico e cultural, o município registra uma presença marcante de famílias de origem italiana que tiveram e ainda têm relevante participação na vida econômica, social e cultural de Cambuí. Juntas, estas famílias fizeram a história da cidade. Chegaram no final do século XIX e começo do século XX, durante a grande onda migratória de italianos para o Brasil.
Para homenagear esses homens, mulheres e seus descendentes, e aproveitando as comemorações do Momento Itália-Brasil, a Câmara Municipal vai selar o Gemellaggio com a cidade de Polla, com o objetivo de estreitar vínculos com a terra natal desses imigrantes.
21/10/2011 - sexta-feira
19h - Palestra A imigração Italiana em Minas Gerais - Anísio Ciscotto Filho - vice-presidente da ACIBRA-MG
20h - Abertura da Exposição Cidade de Polla e a influência italiana em Cambuí
22/10/2011 - sábado
20h - 2ª Noite Italiana - comidas e bebidas típicas e show com a Banda Itália Brasil - SP.
http://www.acibramg.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário