quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Napolitano manifesta preocupação sobre apoio a gestão de Berlusconi

Roma - O presidente italiano, Giorgio Napolitano, manifestou hoje sua preocupação sobre o apoio de Silvio Berlusconi dentro do governo, um dia após uma proposta sua sobre o orçamento do país ser derrotada na Câmara de Deputados.

Napolitano explicou, em uma nota divulgada pela Presidência, que "a questão é se a maioria de Governo [no Parlamento], que foi recuperada em junho passado com a entrada de um novo grupo, será capaz de atuar com a constante coesão necessária para garantir o cumprimento de deveres imprescindíveis, como a aprovação das contas ou as soluções adequadas para os problemas mais urgentes do país".

O presidente, que recebeu hoje Gianfranco Fini, presidente da Câmara, pediu ao premier e ao Parlamento italiano que dêem uma resposta "crível" sobre o caso e observou que as tensões dentro do governo e da coalizão governista afetam a solidez institucional.

Após este encontro, o chefe de Estado disse que "cabe ao presidente do Conselho de governo indicar à Câmara, em seu discurso de amanhã, a solução que possa levar de uma forma correta à aprovação do Parlamento sobre a prestação de contas".

O primeiro-ministro irá hoje à Câmara para pedir um voto de confiança a seu governo, que será provavelmente votado amanhã.

Enquanto isso, a oposição pediu que Berlusconi assuma publicamente que não obtém mais apoio da maioria dentro do governo e que peça demissão a Napolitano.

www.ansa.it/www.ansaatina.com.br

Nenhum comentário: