quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Formatos de massa

Reza a lenda que na Itália pode-se comer um tipo de massa por dia, durante um ano sem nunca repetir o prato. Isso porque por lá são reconhecidos mais de 400 tipos e formatos diferentes do nosso conhecido macarrão.


As massas podem ser classificadas em recheadas, frescas ou secas. A massa industrializada seca que compramos em pacotinhos no supermercado não tem sabor muito marcante, por isso absorve bem os temperos e molhos. O macarrão também pode ser dividido e classificado de acordo com o seu formato. Massa longa ou curta, e pode parecer frescura, mas saber combinar a massa certa com o molho ideal pode ser a garantia do sucesso que você busca na cozinha

Massas curtas apresentam sempre algum artifício como curvas, orifícios ou cavidades que servem justamente para carregar o molho, combinando assim, com molhos mais grossos e cremosos como quatro queijos por exemplo.

Massas longas como o cabelo de anjo, spaguetti, fettucine e talharim pegam melhor molhos menos densos, a regra geral é que quanto mais delicada a massa, mais delicado deve ser o molho. Mas como qualquer regra, esta também está sujeita a algumas exceções. Um italiano tradicional, por exemplo, nunca serviria com spaguetti com um molho a bolonhesa, que é praticamente um clássico aqui no Brasil.

Nenhum comentário: