quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pesquisa no Arquivo Nacional - relacoes da Hospedaria versus relacoes de vapores

O relato abaixo, de um participante do Gruppo Ale'Italia de Genealogia ítalo-brasileira talvez possa ajudar a quem faz pesquisas sobre seus imigrantes e também a ele próprio caso possam também ajudá-lo.

Prezados,

Estive pessoalmente no AN na semana passada. O objetivo de minha visita foi o de verificar se as relacoes originais dos passageiros dos vapores estavam disponiveis para consulta. Minha situacao parece ser uma excecao, pois as relacoes de passageiros que busco (vapores Adria e Rio de Janeiro) estao disponivies on line no SIAN, mas nao foram bem digitalizadas e nao permitiam identificar nenhum nome. Isso me deixou muito frustrado e esperava que minha visita ao AN pudesse resolver esse problema.

Assim, perguntei aos funcionarios se as relacoes originais estavam disponiveis para pesquisa, mas a resposta foi negativa. Felizmente, um dos funcionarios sugeriu que eu pesquisasse as relacoes de entrada de imigrantes da Hospedaria da Ilha das Flores. Nas relacoes da Ilha, consegui localizar o vapor Adria e identificar meus bisavós. Pelo que vi, basicamente, as relacoes da Ilha tem conteudo bastante parecido com o das relacoes dos vapores. Ou seja, quase todos os imigrantes que viajaram nos vapores foram encaminhados à Ilha. As relacoes da Ilha foram digitalizadas em arquivos PDF, mas NAO estao disponiveis para consulta on line via SIAN (o que é uma pena). Eram varios arquivos PDF (alguns com mais de 500 páginas!).

Portanto, aprendi algumas licoes que gostaria de compartilhar com todos:

- Ha vapores que atracaram tanto no porto do Rio de Janeiro como no de Santos (é o caso dos vapores Adria e Rio de Janeiro).

- Ha imigrantes que foram registrados tanto na Hospedaria da Ilha das Flores (RJ) como na Hospedaria do Imigrante (no Bras, em SP).

- As relacoes de vapores com entrada no porto do Rio de Janeiro está digitalizada e disponivel on line via SIAN. Porém, a relacao de entrada dos imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores, que esta digitalizada, NAO esta disponivel on line (so pode ser pesquisada pessoalmente no AN).

- Para pequisar as relacoes de vapores do porto do Rio de Janeiro no SIAN, buscar por "Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras". Para as do porto de Santos, buscar por "Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras - SP (Santos)"


Ainda quero pesquisar as relacoes dos vapores dos meus bisavos e gostaria de fazer algumas perguntas (agradeco de antemao a quem me ajudar):

- As relacoes de passageiros dos vapores do porto do Rio de Janeiro foram microfilmadas pelo Family Search? Pesquisei a pagina deles e acho que "apenas" as relacoes de entrada de imigrantes na Ilha das Flores foram microfilmadas

- Ha alguma fonte adicional de consulta dos vapores que atracaram em Santos? Notei que ha muitos "vazios" na relacao de vapores do AN. Por exemplo, ha apenas um vapor em 1891!

Grato e abraços a todos!

Alexandre Guerra

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite,
As microfilmagens dos Vapores aportados no RJ estão disponíveis e de boa qualidade.
Se me der a data do chegada e nome do vapor acho que consigo para vc a lista.
Eu tb estou na mesma batalha porém não logrei em localizar no FamilySearch a listagem da Hospedaria Ilha das Flores. Você poderia me fornecer o link??