sábado, 26 de novembro de 2011

Queda da Itália marcaria o fim do euro

O presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel admitiram ao primeiro-ministro italiano Mario Monti que "o colapso da Itália levaria inevitavelmente ao fim do euro".      "Sarkozy e Merkel expressaram total confiança no premier Monti e em seu governo e reiteraram o apoio à Itália, declarando-se cientes de que a queda da Itália arrastaria consigo o euro, provocando uma estagnação no processo de integração europeia, com consequências imprevisíveis" , anunciou ontem (25) um comunicado do Palazzo Chigi, sede do governo italiano.

Os três líderes se reuniram dia 24 em uma cúpula trilateral em Estrasburgo (França). Na reunião se expressou "a convicção de comprometimento, por parte do terceiro país mais importante da UE, no esforço comum para encontrar soluções à grave crise financeira e econômica da zona do euro", disse a nota.

     "A discussão tratou brevemente da situação italiana. Monti destacou que a Itália demonstrou em seu passado recente ter feito progressos significativos na consolidação fiscal, enquanto o compromisso rumo à consolidação sustentável será acionado em tempos rápidos por meio de medidas de impulso ao crescimento", lê-se no comunicado.

Com informações da www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: