segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Festa da Toscana: unidos na diversidade

"Uma história, muita diversidade" é o tema escolhido este ano para a Festa da Toscana, com a qual o Conselho Regional celebra a abolição, pela primeira vez no mundo, da pena de morte em 30 de novembro 1786 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo, que apresenta um calendário repleto de eventos, mas sob a bandeira da sobriedade dos custos.

     Em sua 12ª edição, a Festa é dedicada à lei regional que motiva as celebrações. Conforme explicado pelo presidente da Assembleia Regional, Alberto Monaci, ''são muitas as iniciativas agendadas e não empobrecemos nenhuma delas com a contenção dos custos, que ascendem a aproximadamente € 350 mil''. Um pouco a menos do que no ano passado, mas a metade em relação aos € 840 mil de 2009.

     O tema desta edição também encarna o verdadeiro espírito da cultura da Toscana e de suas muitas peculiaridades que, segundo explicou Monaci, ''autorizaram Pietro Leopoldo a abolir a pena de morte''.

Esta edição, como foi lembrado, cai por ocasião dos 150 anos da Unidade da Itália, na qual, de acordo com o presidente do Conselho Regional, ''a contribuição da Toscana não foi só importante, como determinante. Fechamos um ano em que celebramos com um forte sentimento de participação o percurso unificador do quadro nacional e, ao mesmo tempo, hoje vivemos um presente dramático, com incertezas perigosas para a manutenção daquela casa comum e infelizmente incompleta, que é a Europa''.

     Quanto ao futuro, enfatizou, ''teremos que aprovar uma lei financeira difícil em que deveremos medir o elevado sentido de responsabilidade desta instituição. Nas escolhas difíceis que faremos, deverá existir este sentido da diversidade que tem na equidade sua solução natural".

     "O que nos aguarda é a reconsideração dos assim chamados custos da política e nós fizemos a nossa parte desde o primeiro dia em que essa legislatura assumiu", acrescentou. O dia-chave da Festa foi 30 de novembro, celebrado com uma sessão formal do Conselho Regional e uma lectio magistralis do professor Piero Roggi. No mesmo dia, também assumiu o Parlamento dos estudantes da Toscana, enquanto o presidente emérito do Tribunal Constitucional, Ugo De Siervo, teve uma reunião com alunos e professores sobre o tema da Constituição.

     Quem deu um grande impulso às muitas iniciativas foi o gabinete da presidência do Conselho da Toscana e entre os compromissos agendados diretamente pela Assembleia Regional está também um "Concerto para a Festa da Toscana 2011, Nicola Sani 50", na Biblioteca Magliabechiana da Galeria degli Uffizi, em Florença. Em 17 de dezembro, a Assembleia Regional inaugurou a própria sede ao público por ocasião do 'Palácio aberto', que será dedicado a "Florença, capital da Itália". Na ocasião também será cunhada uma moeda dedicada à Festa.

     Entre os muitos eventos, também "As lições a duas vozes", entre as quais um encontro com o linguista Tullio De Mauro dedicado ao tema da escola e da Unificação italiana.

     À escola e à sua importância para a Unidade italiana, o Conselho Regional organizou uma exposição que percorre os 150 anos do ensino fundamental na Itália, visto por meio dos boletins.

Nenhum comentário: