segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Legambiente: Natal nas regiões da Liguria e Toscana

Passar a época do Natal ou talvez a ponte da Imaculada Conceição nas Cinque Terre, no Val di Vara ou em Lunigiana, para ajudar os municípios da Liguria e da Toscana, vítimas recentes das enchentes. A iniciativa é da Legambiente, a associação ambientalista italiana, que sugere algumas rotas nestas terras como destino turístico.

Existem várias possibilidades de férias no leste lígure e na alta Toscana que a Vivilitalia (sociedade da Legambiente especializada em turismo ambiental) propõe em seu site.

Cinque terre_Rafting_sul_fiume_Vara11.jpg Os programas oferecem informações sobre os locais, acomodações e atividades - de excursões a passeios guiados para os povoados ou pequenas aldeias medievais, até esportes como o rafting, para aproveitar tudo o que as águas cor de esmeralda têm para oferecer no rio Vara, com o acompanhamento de profissionais.

     Vale a pena conhecer os mercatini di Natale, como o de Vezzano Ligure, agendado para os próximos dias 10 e 11. Toda a aldeia se vestirá de festa para vender produtos nas barracas, cuja arrecadação será doada para as vítimas das inundações.

     Imperdíveis também os presépios, a começar pelo presépio vivo de Equi Terme, na província de Massa Carrara. De 23 a 26 de dezembro este povoado - no coração dos Alpes Apuanos - se ilumina com as cores quentes de tochas e velas, enquanto os cantos natalinos acompanham os figurantes vestidos a caráter para reproduzir a Natividade.

     Também é muito sugestivo o presépio luminoso de Manarola, a pequena fração de Riomaggiore que prepara entre as colinas, tomadas por olivais e vinhas, o maior presépio do mundo feito apenas de luz. Desde ontem (8), todas as noites haverá 15 mil lâmpadas acesas (alimentadas pelo sistema de energia solar local), iluminando as figuras feitas no tamanho real de um homem de ferro retorcido.

"Promover o turismo neste momento crítico significa apoiar as pequenas economias locais ajudando assim o leste da Liguria e a alta Toscana a voltar à normalidade", explicou o presidente de Vivilitalia, Sebastiano Venneri.

     Apesar das inundações, garante ele, "muitas vilas da região são absolutamente capazes de receber os turistas, oferecendo-lhes a oportunidade de conhecer esses lugares e suas tradições, saborear seus produtos enogastronômicos e desfrutar de alguns dos passeios mais emocionantes".

Nenhum comentário: