quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Napolitano é considerado o Homem do Ano pela Revista Wired

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, 86 anos, foi considerado o homem do ano pela revista Wired, que rodará amanhã uma edição com ele na capa e uma cobertura especial.

De acordo com uma nota da publicação divulgada hoje, há "muitos elementos" que contribuíram para que a escolha recaísse sobre o chefe de Estado italiano, entre os quais o fato dele estar "no coração" das gerações mais novas e sua capacidade de "manter a linha" no meio da "complexa realidade italiana em um mundo sempre menos disposto a compreendê-la".

A Wired também argumentou que, nos festejos dos 150 anos da Unificação Italiana, Napolitano "representou o cruzamento pelo qual passam no nosso país as ligações entre o passado e o futuro".

A revista destacou o seu papel "no pior momento da crise dos mercados financeiros", quando Napolitano indicou o economista Mario Monti a assumir o cargo de primeiro-ministro da Itália, e destacou sua "autoridade", que o fez conseguir altos níveis de popularidade, enquanto a aprovação de outros líderes europeus registra quedas.

O diretor da revista, Carlo Antonelli, ainda citou o referendo ocorrido em maio, que rejeitou a proposta de privatização dos recursos hídricos e a ampliação do programa nuclear do país, como elementos que deveriam ser destacar na edição.

Ele afirmou que "era preciso um símbolo" para essa iniciativa. "E, somo sempre acontece, este símbolo estava ao menos um ano sob os nossos olhos: o Presidente da República", "capaz como nenhum outro de manter a linha, de manter ligada Itália e mundo", disse, dificuldade que Antonelli classificou como uma "dura realidade e esperança possível, sacrifício, renascimento".

"Tentando em metade de novembro uma solução de saída do delírio no qual o país havia navegado por um ano inteiro, Napolitano mostrou o jogo sobre a terra, dando a vida real. É por esta obra de 'plug-in', de relançamento de fios do tempo cortados, é o homem Wired deste ano", finalizou.

imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: