segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Premier italiano Mario Monti diz que euro não 'precisa' de salvação

Roma - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou hoje que o euro não precisa ser "salvo" e prometeu auxiliar nos debates sobre uma possível revisão dos tratados europeus.

"O euro não precisa ser 'salvo', porque nunca entrou em crise como moeda, não comprometeu seu poder de comprar e seu valor, nem no plano interno e nem no cambial", disse Monti em uma coletiva de imprensa.

O premier italiano também "prometeu" ter um papel fundamental no "debate" sobre a revisão dos tratados europeus.

"Agora que a Itália fez seu dever de casa, espero que as ações do nosso governo, inclusive em nível europeu, possam contribuir para frear os impulsos recessivos", comentou Monti.

Ao falar sobre o novo pacote de 30 milhões de euros elaborado pela Itália para impulsionar a economia e conter o déficit público, que correspondente a 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, Monti contou que Roma vai se inspirar no modelo norte europeu de reforma do mercado de trabalho.

Ele também ressaltou que, sem um crescimento maior, não será possível deter a desaceleração econômica, e que seu governo "quer ajudar a salvar a Itália".

"Sem este pacote, a Itália desmoronaria e passaria por uma situação similar à da Grécia", observou o premier.

"Temos a estreita necessidade e a profunda convicção de salvar a Itália de modo que todos contribuam com este esforço", disse Monti.
O novo pacote prevê aumento de impostos e mudança na idade para aposentadoria, entre outras medidas de austeridade

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: