quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Yields italianos recuam; juro de 10 anos segue perto de recorde

Milão - Reuters - Os yields dos títulos públicos italianos se afastaram das máximas recordes alcançadas recentemente, mas investidores cautelosos ainda exigiram um rendimento perto de 7 por cento para comprarem papéis de dez anos, nível considerado insustentável para a terceira maior economia da zona do euro.

Uma injeção de liquidez de longo prazo por parte do Banco Central Europeu (BCE) e um novo pacote orçamentário da Itália neste mês aliviaram a pressão sobre a dívida mais curta, mas os bônus mais longos ainda representam um desafio para a Itália antes de vencimentos no início do próximo ano.
A Itália levantou cerca de 7 bilhões de euros em leilão nesta quinta-feira, em meio ao baixo volume de negócios nos mercados e após uma bem sucedida venda de dívida de curto prazo realizada na quarta-feira. O Tesouro do país planejava vender entre 5 bilhões de euros e 8,5 bilhões de euros.
Nesta quinta-feira, a Itália pagou 5,62 por cento para vender novos papéis de três anos, bem menos que a taxa de 7,89 por cento paga apenas um mês atrás, a maior desde a era do euro.
A queda nos yields de três anos veio após um leilão na quarta-feira no qual os custos de financiamento de seis meses caíram pela metade na comparação com um mês antes.
O juro pago pelo papel de dez anos recuou pra 6,98 por cento, ante o recorde de 7,56 por cento no final de novembro.

foto: Ansa.it

Nenhum comentário: