quinta-feira, 15 de março de 2012

Ciclismo: diabetes não é um impedimento

Milão - Pela primeira vez, alguns atletas diabéticos vão conseguir realizar seu sonho de competir em uma prova de nível profissional e nas mesmas condições daqueles saudáveis. Na corrida Milão-Sanremo participará a equipe do Tipo 1 (Team Type 1, TT1) apoiada pela empresa farmacêutica Sanofi e que entre seus competidores tem jovens com o diabetes tipo 1.

     ''Um diabético sempre foi uma pessoa como qualquer outra, não é uma doença que impede de levar uma vida normal, desde que se siga uma disciplina rígida, a mesma necessária para ser um profissional do esporte", explica Arturo Zanni, CEO da Sanofi Itália. 

     A prova será no sábado (17) e abre a temporada do ciclismo italiano. ''Já era hora de termos uma corrida como essa. Um diabético não deve ser considerado diferente das outras pessoas, ao contrário: ele pode competir de igual para igual sem se esconder atrás de desculpas e aceitar o resultado do desafio como qualquer outro atleta. A mensagem é muito positiva para todos'', disse ainda Zanni.

     A Team Type 1 nasceu em 2004 graças a Phil Southerland, um jovem diabético entusiasta do ciclismo, e, progressivamente, ao longo dos anos, se tornou uma equipe internacional que corre pelo mundo todo e que compete com os outros, propagando a sua mensagem, que nós apoiamos junto com a campanha educativa Boa recompensa do Diabetes.

     Ao longo dos anos, acrescenta Zanni, encontramos muitas pessoas com a doença que queriam realizar seu sonho de praticar desportos e, com muitas delas conseguimos tornar esse desafio possível.

     O evento mais interessante foi certamente o projeto com a Fundação Milan, que levou 70 crianças com diabetes a jogar nos Campos-Escola de Futebol com crianças saudáveis. A experiência foi vivida de forma muito positiva inclusive pelas famílias, e o nosso trabalho foi voltado a superar as barreiras do preconceito.

     ''O nosso apoio à equipe de ciclismo TT1, comentou Zanni, é uma das muitas iniciativas sociais patrocinadas pelo grupo farmacêutico e demonstra nosso compromisso em difundir a educação para estilos de vida saudáveis através do esporte, a prevenção e o adequado monitoramento do índice glicêmico.

     A TT1 "é um exemplo formidável neste sentido: o testemunho dos integrantes da equipe é uma contribuição fundamental para derrubar o grande muro do preconceito. O diabetes não deve ser um obstáculo e estes atletas são a prova concreta, além de exemplo para muita gente de todas as idades''. 

www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: