sexta-feira, 27 de abril de 2012

Eurocopa 2012 - "O árbitro tem que prever o que ocorre em campo", diz Pierluigi Collina

Madri, 27 abr (EFE).- O ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, que participará da preparação dos juízes selecionados para a Eurocopa 2012, assegurou nesta sexta-feira que o profissional de arbitragem "deve prever" o que vai ocorrer em campo para não ser surpreendido e, por consequência, induzido ao erro".

"Essa é a diferença: saber anteriormente o que vai ocorrer. O árbitro tem que prever e ser consciente do que poderá ocorrer um segundo mais tarde. É a melhor maneira de estar preparado. Se algo te surpreende, o mais provável é que você erre. Se puder prever o vai acontecer é muito provável que acerte", afirmou o juíz italiano, reconhecido por seu rigor em campo e também por sua cabeça raspada.

Em declarações ao site da Uefa (uefa.com), Collina assinalou que os árbitros "devem convencer os jogadores a confiarem neles, já que essa é a melhor maneira de manter uma boa relação com os atletas".

"Às vezes, no início de suas carreiras, os árbitros observam os jogadores como seus inimigos. Os jogadores não são rivais, assim como o árbitro também não deve ser considerado inimigo pelos jogadores, especialmente em nível profissional. Somos profissionais e trabalhamos para que as coisas saiam bem", acrescentou.

Responsável pela preparação dos 12 principais árbitros selecionados para a disputa da Eurocopa, Collina - que ficará com este grupo de 30 de abril até 3 de maio, em Varsóvia -, falou da motivação e da intenção de "fazer sempre o melhor possível".

"Um torneio como a Eurocopa é muito curto e qualquer partida pode ser decisiva. Não há uma só partida que não tenha interesse", concluiu o ex-árbitro, considerado pelo Fifa como um dos melhores de todos os tempos.

Nenhum comentário: