terça-feira, 8 de maio de 2012

Napolitano diz que eleições municipais levam à reflexão política

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, destacou a importância de refletir sobre a governabilidade do país, um dia após serem realizadas eleições municipais.
  
Segundo ele, das eleições surgem "motivos de reflexão para as forças políticas e para os cidadãos sobre a relação com a política e sobre os problemas de governabilidade existentes hoje a nível local".
  
O chefe de Estado também minimizou a repercussão do Movimento 5 Estrelas, criado pelo comediante italiano Beppe Grillo e que surpreendeu a Itália nestas eleições.
  
Napolitano negou que o apoio conquistado por Grillo nas urnas tenha sido um fenômeno, dizendo que, "de fenômeno, recordo-me apenas o dos anos 70 na Itália. Não vejo outros".
 
O primeiro turno das eleições municipais aconteceu em cerca de mil municípios na Itália entre domingo e segunda-feira. De acordo com os resultados divulgados até o momento, o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, saiu na frente, enquanto os partidos de direita e de centro-direita, como o Povo da Liberdade (PDL) e a Liga Norte, tiveram uma queda.

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br 

Nenhum comentário: